Índice revela queda nos preços dos fertilizantes

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF), divulgado pela Mosaic Fertilizantes, indicou mudanças nos preços dos fertilizantes em dezembro, marcando uma queda de 4% em relação a novembro de 2023.

Os destaques desse cenário foram a Ureia , com uma redução de 11%, e o Cloreto de potássio , que apresentou uma diminuição de 6%.

A melhoria do IPCF também teve impacto no aumento de cerca de 3% nos preços agrícolas em comparação ao mês anterior. Setores como a cana-de-açúcar , impulsionados pelo aumento do volume processado pela indústria sucroenergética, a soja , com o mercado atento às produtividades na colheita brasileira, e o milho , devido à preocupação com uma segunda safra menor, foram destacados. O algodão , por sua vez, manteve a estabilidade nos preços de um mês para o outro.

À medida que uma nova temporada se inicia, após os efeitos adversos do clima nas estimativas de produção nacional, o setor estará atento ao início do plantio das safras de milho e algodão.

Os portos brasileiros receberam 3,9 milhões de toneladas em dezembro de 2023, representando uma redução de 2,5% em relação ao mês anterior. No acumulado de janeiro a dezembro de 2023, foram internalizados 40,97 milhões de toneladas, marcando um aumento de 7,4% em comparação ao ano anterior. Paranaguá registrou entrada de 10,34 milhões de toneladas, enquanto os portos do Arco Norte receberam 10,03 milhões de toneladas, e Santos, 8,58 milhões de toneladas.

AGROLINK –Aline Merladete

Últimas notícias

Incêndio destrói residência de família na noite deste domingo em Garopaba

Na noite deste domingo (6), por volta das 22h28,...

Brasil será protagonista na soja, novamente

A safra global de soja 2025/26 deve atingir novo recorde, com...

Mês de julho reforça a luta contra as hepatites virais

Com foco na prevenção, diagnóstico precoce e informação, a...

Anúncio de recursos marca inauguração da APAE no Balneário Rincão

A inauguração da APAE, foi um dia para entrar...

Mais quatro cães são envenenados em Imbituba, desta vez, no Campo de Aviação, um mês após último caso

Mais um caso de envenenamento de cães abandonados, em...

Notícias Relacionadas