Governo estende vigência para controle da influenza aviária

Importante ressaltar que não há registro da doença na avicultura comercial ou na de subsistência

O governo estadual prorrogou o estado de emergência em saúde animal para o enfrentamento da influenza aviária de alta patogenicidade. A decisão, conforme o Decreto 57.439/2024, foi oficializada no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (22/1) e permanecerá em vigor até 22 de julho de 2024. A medida acompanha a orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária, que estendeu a emergência em todo o território nacional por mais 180 dias.

Segundo o levantamento da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), o estado está há 41 dias sem registrar mortalidade de animais, principalmente mamíferos aquáticos, que foram os últimos focos da gripe aviária. Importante ressaltar que não há registro da doença na avicultura comercial ou na de subsistência.

A decisão de manter a emergência zoossanitária ativa tem como objetivo agilizar questões administrativas e jurídicas. Isso permite uma aquisição mais rápida de equipamentos e produtos quando necessário, além de facilitar o acesso a recursos disponíveis para combater a doença. O diretor adjunto do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, Francisco Lopes, destaca que a prorrogação auxilia e dá prioridade para as ações de controle da doença. Ele ressalta que, apesar da redução dos registros de mortalidade de animais silvestres, o Serviço Veterinário Oficial permanece em alerta, monitorando a influenza aviária em todo o Estado e promovendo ações de vigilância e educação sanitária.

AGROLINK –Aline Merladete

Últimas notícias

Produção de motocicletas passa de 1 milhão em 2025, diz Abraciclo

A produção de motocicletas chegou à 1.000.749 de unidades...

Jaguaruna avança para se tornar Capital Nacional da Maior Onda do Brasil

Jaguaruna está mais perto de receber o título de Capital...

Polícia Civil prende quatro envolvidos em roubo a mercado de São Joaquim

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da...

Mais de 320 kg de maconha são apreendidas após abordagem em Campo Erê

Na noite de quinta-feira, 10, por volta das 23...

Associação afirma que tarifa de 50% compromete competitividade do arroz beneficiado

A Associação Brasileira da Indústria do arroz (Abiarroz) emitiu nota oficial...

Notícias Relacionadas