FEMUSC”, Festival Internacional de Música de Santa Catarina é entrevistado pelo Jornal Sul

Entrevista com os responsáveis pela organização do “FEMUSC”, Festival Internacional de Música de Santa Catarina, o portal Jornal Sul apresenta detalhes de como acontece esse projeto no estado.

Acompanhe:

Jornal Sul – Qual a finalidade do FEMUSC?

Organização – O FEMUSC, Festival Internacional de Música de Santa Catarina, tem como finalidade principal promover o desenvolvimento cultural e educacional por meio da música clássica. Além de oferecer apresentações de alta qualidade, o festival atua como uma escola de música gratuita, proporcionando a interação entre músicos profissionais de diversos países e alunos, contribuindo para o enriquecimento da formação musical.

Jornal Sul – Na prática, como acontece esse trabalho?

Organização – O trabalho da FEMUSC se desdobra em diferentes atividades. Durante os onze dias do festival, músicos profissionais e iniciantes participam de aulas, ensaios e apresentações  e a programação inclui mais de 200 obras musicais distribuídas em mais de 100  concertos, abrangendo desde masterclasses até apresentações individuais dos participantes.

Jornal Sul – Este projeto está à disposição das cidades catarinenses

Organização – Embora o evento principal aconteça em Jaraguá do Sul, o impacto cultural e educacional do FEMUSC certamente se estende para além dessa cidade. A participação de músicos de diversos países e a realização de apresentações sociais em shoppings, hospitais e outros locais na região contribuem para a integração e benefício de diversas comunidades.

Jornal Sul – Em que área de atuação as prefeituras poderiam contar com esse projeto?

Organização – As prefeituras podem contar com o FEMUSC em diversas áreas, como cultura, educação e turismo. O festival não apenas oferece entretenimento de alta qualidade, mas também promove o desenvolvimento cultural da comunidade, proporcionando oportunidades de formação musical e contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural da região.

Jornal Sul – Como é administrada o FEMUSC?

Organização – O FEMUSC é administrado por uma equipe liderada pelo maestro e idealizador do evento, Alex Klein. O festival conta com patrocinadores, como o WEG, Zanotti, Duas Rodas, Komprão Koch Atacadista, Diamente Geração de Energia e Itaú, dentro do apoio da Lei do Incentivo à Cultura do Governo Federal.

Jornal Sul – Para este ano de 2024, como foi a agenda do FEMUSC?

Organização – Para 2024, a agenda da FEMUSC incluiu mais de 100 masterclasses, ensaios, três Orquestras Sinfônicas, além das Orquestras de Câmara. Destacam-se sinfonias de Beethoven, composições de Mendelssohn e Richard Strauss. Houve também apresentações sociais em shoppings, hospitais e outros locais, totalizando 60 concertos.

Jornal Sul – Esse projeto poderia ser mais acessado pelos municípios?

Organização – Considerando a diversidade de atividades oferecidas pela FEMUSC, como apresentações sociais, participação de músicos de diferentes países e aulas gratuitas, o projeto tem potencial para ser mais acessado por municípios interessados em promover cultura, educação e desenvolvimento regional por meio da música clássica. Um exemplo seria municípios fazerem parcerias para enviar músicos e público para o evento.

Jornal Sul – Fale um pouco sobre os colaboradores desse projeto: Quem são?

Organização – Os colaboradores da FEMUSC incluem músicos professores de diversos países, como Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra e Itália. Destacam-se nomes como Richard Roberts, Charles Stegeman, Eduardo Vassallo, Curt Schroeder, Laura Ruiz e Benjamin Coelho.

Jornal Sul – Para finalizar, deixe-nos uma mensagem!

Organização – O FEMUSC, ao longo de suas 19 edições, tem se destacado como um importante agente de promoção cultural e educacional. A mensagem deixada é de celebração da música clássica, da diversidade cultural e do compromisso com a formação musical. O festival é uma oportunidade única para a comunidade vivenciar a excelência artística e educacional proporcionada por músicos renomados, contribuindo para o enriquecimento cultural de todos os envolvidos.

 

Últimas notícias

Florianópolis recebe corrida solidária para arrecadar fundos para pesquisas contra o câncer

Iniciativa, realizada em mais de 30 países, acontece no Brasil no...

Adas Içara fica na quarta posição no Criciúma Kids

No último domingo, a equipe Adas participou do Criciúma...

Central Semafórica começa a ser implantada em Criciúma

Para otimizar a fluidez do trânsito, a Prefeitura de...

Bom Jardim da Serra é reconhecida pelas boas práticas na Premiação TOP 100 Stories da Green Destinations

Bom Jardim da Serra está  entre os 14 destinos...

Ranking destaca faculdade catarinense entre as melhores da América do Sul

Nesta edição, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) se...

Notícias Relacionadas