Santa Catarina registrou crescimento de 70% no envio de pacotes nacionais no quarto trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. O resultado coloca o estado entre os que mais avançaram no país no intervalo, segundo a quarta edição do “Mapa da Logística”, que apresenta dados e tendências de entregas de pacotes no quarto trimestre de 2025 no Brasil e pela primeira vez faz um balanço dos principais destaques de todo o ano.
O desempenho trimestral reforça um movimento consistente ao longo do ano. No acumulado de 2025, Santa Catarina foi o segundo estado com maior crescimento em envios no Brasil, com alta de 140% em relação a 2024, considerando operações de pequenos, médios e grandes negócios.
As pequenas e médias empresas (PMEs) tiveram papel central nesse avanço. Santa Catarina foi vice-líder nacional em volume de envios realizados por PMEs, que responderam por 18% das remessas no estado — participação três vezes maior do que a registrada pelas grandes marcas (6%). O dado evidencia a força do empreendedorismo local e a maturidade do comércio digital catarinense.
O levantamento também aponta mudanças estruturais na operação logística do e-commerce. Embora a coleta ainda represente 67% das operações de PMEs em 2025, o uso de pontos de recebimento — modelo conhecido como Pick up and Drop off points (PUDOs) — já responde por 33% dos envios, com uma utilização sete vezes maior do que em 2024. A tendência indica a adoção de modelos mais flexíveis, escaláveis e eficientes por parte dos empreendedores.
As datas comemorativas tiveram papel relevante no desempenho do e-commerce. Na semana do Natal, o volume chegou a 2,4 milhões de pacotes, e as PMEs registraram alta de 45% nos envios, reforçando a relevância de estratégias baseadas em proximidade com o consumidor, personalização e agilidade operacional. Já na semana da Black Friday, os envios cresceram 57% (considerando pequenos, médios e grandes negócios) em comparação às semanas sem datas relevantes do e-commerce ao longo do quarto trimestre.
Entre os produtos mais comercializados no período na região Sul do Brasil, estão: vestuário e moda (1º), cosméticos e perfumaria (2º), eletrônicos e informática (3º), serviços financeiros (4º) e itens de livrarias (5º).
No panorama nacional, o Mapa da Logística aponta que, ao longo de 2025, mais de 47 milhões de quilômetros foram percorridos. O estudo também revela um ambiente cada vez mais competitivo, com 45% das entregas realizadas em até dois dias e 57% em até três dias, elevando o padrão de serviço esperado pelo consumidor final.
Mais informações e dados do Mapa da Logística podem ser acessados pelo link.
Fonte da Pauta | Maytê | Assessora da Loggi










