A Diocese de Criciúma instalou, neste domingo, 1º de fevereiro, a Paróquia São Francisco de Assis, que tem a Igreja Matriz localizada no bairro Jardim das Avenidas, em Araranguá. Com a nova estrutura pastoral, o município passa a contar com três paróquias, além do Santuário Diocesano Nossa Senhora Mãe dos Homens. A Solene Celebração Eucarística, presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, marcou o rito de instalação da paróquia e a posse do seu primeiro pároco, Padre Marcos Aurélio Mazuroski. A paróquia terá ainda como co-padroeira Nossa Senhora Desatadora dos Nós.
Em sua homilia, Dom Jacinto destacou o significado e a responsabilidade da nova missão assumida pela Igreja local. “Uma paróquia nasce para ser casa de acolhida, de missão e de serviço. Que esta nova comunidade, sob a proteção de São Francisco e Nossa Senhora Desatadora dos Nós, seja sempre um espaço onde o Evangelho floresça e alcance todas as famílias”, afirmou o bispo.
A Paróquia São Francisco de Assis é composta pela Igreja Matriz, no Jardim das Avenidas, e por mais 13 comunidades que até então pertenciam ao Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens: Cristo Rei (Barranca), Nossa Senhora Aparecida (Santa Rosa de Lima), Nossa Senhora Aparecida (Urussanguinha), Nossa Senhora das Graças (Moradas do Sol), Nossa Senhora de Caravaggio (Vila Verde), Nossa Senhora de Fátima (Volta do Silveira), Santa Paulina (Arapongas), Santo Antônio (Caverazinho), São Donato (Parque Alvorada), São Francisco de Assis (Jardim das Avenidas), São José (Vila São José), São Pedro (Coloninha) e São Sebastião (Volta Curta).
Um dos momentos mais emocionantes da celebração foi a chegada das imagens dos padroeiros das comunidades, trazidas em carreata pelas ruas da cidade. Ao chegarem ao pátio da Matriz, foram conduzidas até o interior da igreja por lideranças, simbolizando a união, a fé e a identidade de cada padroeiro que agora compõem a nova paróquia.
Ao lado da igreja, a obra que abrigará a futura secretaria paroquial segue em ritmo acelerado e deve ser concluída nos próximos meses. Toda a estrutura e o mobiliário foram doados pelo Santuário Diocesano, graças à generosidade dos fiéis, permitindo que a nova paróquia inicie sua missão com melhores condições pastorais e administrativas. Além do Padre Marcos, a paróquia contará com o auxílio do diácono Rithele Alexandre Lima, que será ordenado sacerdote ainda este ano.
A celebração contou com grande participação do povo de Deus, religiosas, representantes de paróquias vizinhas, autoridades civis e militares, reforçando o caráter comunitário e histórico desta nova etapa para a Igreja em Araranguá. A criação da Paróquia São Francisco de Assis simboliza a continuidade da missão evangelizadora da Diocese de Criciúma e o compromisso com a proximidade pastoral, o cuidado com as comunidades e o fortalecimento da fé.
Fonte | Içara News










