Uma ocorrência nada comum movimentou a praia do Mar Grosso, em Laguna, no final da manhã deste sábado (6).
Um tubarão-martelo (Sphyrna spp.), gênero de tubarão, característico pelas projeções existentes em ambos os lados da cabeça, encalhou na faixa de areia da praia chamando a atenção do Guarda-Vidas do Posto 1 e de uma multidão de turistas curiosos e ao mesmo tempo assustados.
O animal, segundo o Corpo de Bombeiros, foi avistado a cerca de 100m do Posto 1, nadando entre a zona de surf e a zona de espraiamento.
Como havia muitos banhistas assustados com a presença do animal, foi feito contato com a Polícia Militar Ambiental de Laguna e também com ambientalistas responsáveis pelo projeto de monitoramento de praias – Bacia de Santos (PMP-BS).
Em alguns momentos o animal ficou encalhado na faixa de areia, e com auxílio dos guarda-vidas civis, o mesmo foi devolvido várias vezes ao seu habitat natural.
Com passar do tempo e com a quantidade de pessoas na praia, o animal apresentou agitação. Foi então que os guarda-vidas civis auxiliaram um pescador (não identificado), a retirar o animal da praia, atravessaram a rua e o soltaram no canal da barra.
O tubarão-martelo tão logo foi solto no canal, nadou em direção à boca da barra e não foi mais visto.
A Hora