GAROPABA | Protestos levam órgão federal à empresa de limpeza urbana

O superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Santa Catarina, Paulo Roberto Eccel, visitou a sede da empresa Resamb, em Garopaba, na tarde desta quarta-feira (28). A agenda teve como foco a situação dos trabalhadores da coleta de lixo no município após protestos realizados nos últimos dias.

A visita ocorreu a partir de um pedido formal do vereador Rodrigo de Oliveira (PT), que acompanhou o superintendente durante a reunião com representantes da empresa responsável pela limpeza urbana. O encontro buscou esclarecer atrasos no pagamento de salários e benefícios, além de tratar da situação contratual dos funcionários.

Acompanhamento político

Segundo o vereador Rodrigo de Oliveira, os relatos recebidos por seu gabinete indicaram dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores da coleta de lixo. Por isso, ele solicitou a presença do Ministério do Trabalho para acompanhar o caso e cobrar explicações da empresa.

Além disso, o parlamentar destacou que a reunião também abordou demissões registradas após a paralisação do serviço. O objetivo, conforme afirmou, foi entender o contexto das decisões adotadas e os encaminhamentos previstos para regularizar a situação.

Atuação do Ministério do Trabalho

Durante o encontro, Paulo Roberto Eccel explicou que o Ministério do Trabalho atua na mediação de conflitos e no acompanhamento de situações que envolvem direitos trabalhistas. Ele ressaltou que a coleta de lixo é um serviço essencial, o que amplia a relevância do caso.

De acordo com o superintendente, representantes da Resamb relataram entraves jurídicos que impactaram a liberação de recursos financeiros. No entanto, durante a reunião, a empresa informou que parte dos valores bloqueados judicialmente foi liberada, permitindo a regularização de pagamentos pendentes.

Ainda conforme Eccel, a empresa também manifestou expectativa de desbloqueio definitivo das contas. A medida pode evitar novos atrasos nos salários e benefícios. O Ministério do Trabalho afirmou que seguirá acompanhando o caso e poderá atuar novamente, se necessário.

Contexto dos protestos

A situação ganhou repercussão após trabalhadores da coleta de lixo relatarem atraso no pagamento de salários e do vale-alimentação, com vencimento previsto para o dia 20. Diante disso, os funcionários realizaram um protesto na terça-feira (27), o que resultou na paralisação temporária do serviço em Garopaba.

No dia seguinte, quarta-feira (28), dois trabalhadores que participaram da mobilização informaram que foram desligados da empresa. O caso segue sob acompanhamento de autoridades e representantes políticos.

Fonte | Portal A Hora

Últimas notícias

Epagri estuda eficácia de estações meteorológicas de baixo custo para monitoramento microclimático

O projeto Agromet 4.0, desenvolvido pela Epagri/Ciram, busca validar a...

comendo uma novinha cablão pornolub

Com vagas limitadas, Criciúma reabre adesões do plano carvoeiro ouro

Criciúma Esporte Clube reabriu as adesões ao Plano Carvoeiro...

SÃO JOÃO DO ITAPERIÚ | Mais de 1.200 pessoas prestigiam abertura da colheita do arroz em Santa Catarina

A 8ª Abertura Oficial da Colheita da safra 2025/2026,...

Croissant: Aprenda a fazer esse salgado clássico e saboroso

Croissant: Aprenda a fazer: INGREDIENTES Massa 1 2/3 xícaras (chá) de...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas