Epagri estuda eficácia de estações meteorológicas de baixo custo para monitoramento microclimático

Primeiro equipamento foi instalado na Estação Experimental da Epagri em Itajaí

O projeto Agromet 4.0, desenvolvido pela Epagri/Ciram, busca validar a eficácia de estações meteorológicas compactas e de baixo custo, disponíveis no mercado. Segundo a pesquisadora que coordena o projeto, Iria Sartor Araujo, o objetivo é “revolucionar o monitoramento microclimático na agricultura catarinense”. Ela explica que os equipamentos atendem à crescente demanda por dados em diversos tipos de cultivo, como lavouras, pomares e hortas.

A Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) recebeu o primeiro equipamento deste tipo em dezembro, instalado na Unidade de Olericultura, que possui estufas e utiliza técnicas de cultivo suspenso de hortaliças orgânicas. “Um ambiente ideal para testar a adaptabilidade e precisão dos equipamentos em sistemas de produção intensivos”, pontua Iria.

A pesquisadora adianta que até junho serão instaladas mais três estações meteorológicas compactas nas unidades de pesquisa da Epagri. Os locais serão selecionados levando em conta as condições exigidas pelos equipamentos, como garantia de telemetria para envio dos dados, seja Wifi ou GPRS (via chip de celular).

Início em 2024

A pesquisadora relata que no início de 2024 os técnicos da Epagri/Ciram instalaram quatro unidades de estações meteorológicas compactas na Sede da Epagri, em Florianópolis. Os dados obtidos pelos equipamentos foram submetidos a uma rigorosa comparação com os registros da estação meteorológica padrão do Centro de Treinamento da Epagri, também na capital. “Essa etapa foi crucial para avaliar a precisão e a confiabilidade das unidades de baixo custo antes de sua aplicação em campo”, destaca Iria.

Testes iniciaram na Sede da Epagri, em Florianópolis

Após essa primeira fase de testes, o trabalho entrou, em dezembro último, na segunda e decisiva etapa: a realocação das estações compactas para as unidades de pesquisa da Epagri em diferentes regiões de Santa Catarina. “O objetivo é testar o monitoramento ambiental sob as mais variadas condições de clima e altitude encontradas no Estado”, descreve Iria.

“O Agromet 4.0 representa uma importante união de esforços entre a Epagri/Ciram e as Estações Experimentais. Mais do que apenas coletar dados, a iniciativa busca a integração da pesquisa científica com a prática, promovendo a formação qualificada das equipes e a difusão de novas tecnologias de monitoramento ambiental”, comemora a coordenadora do projeto. Ela afirma que a intenção é garantir que as novas tecnologias sejam devidamente aplicadas e operacionalizadas no meio rural, fornecendo aos produtores ferramentas acessíveis e eficazes para aprimorar a gestão de seus cultivos com base em informações microclimáticas detalhadas.

Informações para a imprensa
Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri
(48) 3665-5407 / 99161-6596

Por: Gisele Dias, jornalista Epagri

No vídeo a seguir, saiba mais como funcionam essas estações de baixo custo.

Últimas notícias

PF deflagra Operação Ouro de Tolo contra fraudes em contratos de penhor da Caixa

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (30/1), a Operação Ouro de...

GAROPABA | Protestos levam órgão federal à empresa de limpeza urbana

O superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego...

comendo uma novinha cablão pornolub

Com vagas limitadas, Criciúma reabre adesões do plano carvoeiro ouro

Criciúma Esporte Clube reabriu as adesões ao Plano Carvoeiro...

SÃO JOÃO DO ITAPERIÚ | Mais de 1.200 pessoas prestigiam abertura da colheita do arroz em Santa Catarina

A 8ª Abertura Oficial da Colheita da safra 2025/2026,...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas