A partir do dia 29 de janeiro, Amanda Frascino Paranhos assumirá o cargo de capitã de corveta na Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna. Essa será a primeira vez que uma mulher assumirá a titularidade em mais de 100 anos da insituição.
A delegada substituirá Francisco José Siqueira Ferreira, que está à frente da Delegacia como capitão desde 26 de janeiro de 2024.
Em comunicado oficial emitido pela delegacia de Laguna, a designação “reforça os critérios institucionais da Marinha do Brasil na valorização do mérito e na formação acadêmica para a ocupação das posições de liderança”.
A nova comandante é pedagoga e turismóloga, com mestrado em Turismo, no qual desenvolveu sua pesquisa voltada ao currículo de formação do condutor de turismo náutico, tema diretamente relacionado ao desenvolvimento sustentável das regiões costeiras, à qualificação profissional das atividades ligadas ao mar e à Autoridade Marítima.
À frente da Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna, a oficial será responsável pelo comando de mais de 60 militares, que atuam em uma área jurisdicional, a qual abrange 41 municípios do litoral sul de Santa Catarina.
A Delegacia exerce papel essencial na representação da autoridade marítima na região, com atribuições voltadas à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no mar, à prevenção da poluição hídrica e à promoção do ensino profissional marítimo, mantendo também estreita relação com comunidades costeiras, instituições de ensino e usuários das vias navegáveis.
A unidade sediada na Cidade Juliana é subordinada à Capitania dos Portos de Santa Catarina. Sua origem remonta a 1920, quando foi criada como Capatazia de Laguna, sendo elevada à categoria de Agência em 14 de setembro de 1923, data celebrada como seu aniversário de criação.
Em 1940, foi inaugurada a atual sede e, em 1993, a organização foi classificada como Delegacia da Capitania dos Portos de 2ª classe.
Sul Agora









