Bolsa Atleta bate recorde de inscrições em Tubarão

Processo ainda está em andamento e expectativa é de que o programa invista mais de R$ 3,3 milhões no esporte local

As inscrições para os programas Bolsa Atleta e Técnico em 2026 quebraram o recorde em Tubarão, o que gera uma expectativa de um número de bolsas a serem concedidas jamais visto no município.

O período de inscrições se encerrou no último dia 9 e, logo depois, teve início o processo de análise, que segue em andamento.

“Tivemos 296 inscrições este ano, contra 190 em 2025, recorde absoluto na história do benefício na cidade. E é importante ressaltar ainda que essas bolsas, mesmo com esse recorde, devem ficar na nossa região, o que devemos às nossas associações, nossos técnicos e aos nossos atletas, que conseguiram resultados expressivos no último ano. Dado o número de inscrições, e o histórico que temos de que, em sua grande maioria, elas são aprovadas para a concessão do benefício, a expectativa, caso se confirme, é de que o programa invista mais de R$ 3,3 milhões no nosso esporte este ano que, além da base, terá como foco a terceira idade, que pela primeira vez será agraciada com a bolsa em virtude do bom resultado obtido nos Jasti”, explica o diretor-presidente da Fundação Municipal de Esporte, Carlos Zamparetti.

Segundo a prefeitura, as novas regras dos programas se mostraram incentivadoras desta grande procura, pois ampliaram o número de contemplados.

Por exemplo, no caso dos atletas, serão contemplados aqueles competidores que conseguiram alcançar até o quarto lugar nas competições oficiais da Fesporte no ano passado, como Olesc, Jasc, Joguinhos Abertos, Jesc, Parajasc e Jasti. Nas modalidades coletivas, agora as equipes que se classificarem entre o primeiro e o terceiro lugares nas etapas regionais e comprovarem a participação na etapa estadual terão direito ao benefício.

Bolsa Técnico   

Por sua vez, no Bolsa Técnico, o programa passou a adotar critérios de meritocracia para definição do valor a ser concedido. O cálculo será baseado em sistemas de pontuação diferenciados para modalidades coletivas e individuais, de forma a vincular diretamente o benefício ao resultado obtido pelos atletas e equipes. Desta maneira, técnicos com melhor desempenho terão pontuação maior, enquanto resultados abaixo do esperado podem reduzir o valor.

De acordo com o cronograma constante nos editais, o resultado final dos contemplados no Bolsa Atleta e no Bolsa Técnico 2026 será divulgado no dia 26 deste mês.

Diário do Sul

Últimas notícias

Edifício de dez andares montado em 24 horas na China reacende debate sobre construção modular industrializada

A construção modular industrializada voltou ao centro do debate global após...

M9 Futebol Clube abre inscrições para treinamento de futebol feminino em Tubarão

Estão abertas as inscrições para a M9 Futebol Clube...

Idoso é preso após ameaçar esposa com faca

Uma ocorrência de ameaça no contexto da Lei Maria...

COCAL DO SUL | Educação abre escolha de vagas para 2026; veja datas e regras

Está definido o cronograma para a escolha de vagas...

Carros híbridos: a nova era da mobilidade sustentável

A transição para tecnologias mais limpas tornou-se uma prioridade...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas