As inscrições para os programas Bolsa Atleta e Técnico em 2026 quebraram o recorde em Tubarão, o que gera uma expectativa de um número de bolsas a serem concedidas jamais visto no município.
O período de inscrições se encerrou no último dia 9 e, logo depois, teve início o processo de análise, que segue em andamento.
“Tivemos 296 inscrições este ano, contra 190 em 2025, recorde absoluto na história do benefício na cidade. E é importante ressaltar ainda que essas bolsas, mesmo com esse recorde, devem ficar na nossa região, o que devemos às nossas associações, nossos técnicos e aos nossos atletas, que conseguiram resultados expressivos no último ano. Dado o número de inscrições, e o histórico que temos de que, em sua grande maioria, elas são aprovadas para a concessão do benefício, a expectativa, caso se confirme, é de que o programa invista mais de R$ 3,3 milhões no nosso esporte este ano que, além da base, terá como foco a terceira idade, que pela primeira vez será agraciada com a bolsa em virtude do bom resultado obtido nos Jasti”, explica o diretor-presidente da Fundação Municipal de Esporte, Carlos Zamparetti.
Segundo a prefeitura, as novas regras dos programas se mostraram incentivadoras desta grande procura, pois ampliaram o número de contemplados.
Por exemplo, no caso dos atletas, serão contemplados aqueles competidores que conseguiram alcançar até o quarto lugar nas competições oficiais da Fesporte no ano passado, como Olesc, Jasc, Joguinhos Abertos, Jesc, Parajasc e Jasti. Nas modalidades coletivas, agora as equipes que se classificarem entre o primeiro e o terceiro lugares nas etapas regionais e comprovarem a participação na etapa estadual terão direito ao benefício.
Bolsa Técnico
Por sua vez, no Bolsa Técnico, o programa passou a adotar critérios de meritocracia para definição do valor a ser concedido. O cálculo será baseado em sistemas de pontuação diferenciados para modalidades coletivas e individuais, de forma a vincular diretamente o benefício ao resultado obtido pelos atletas e equipes. Desta maneira, técnicos com melhor desempenho terão pontuação maior, enquanto resultados abaixo do esperado podem reduzir o valor.
De acordo com o cronograma constante nos editais, o resultado final dos contemplados no Bolsa Atleta e no Bolsa Técnico 2026 será divulgado no dia 26 deste mês.
Diário do Sul









