Novo relatório do IMA aponta que praias de Imbituba, Garopaba, Laguna e Jaguaruna têm apenas um ponto impróprio para banho; saiba qual

Os dados representam uma leve melhoria em relação à semana anterior, na qual 75,3% das praias estavam próprias para banho em SC

Santa Catarina tem 76,06% das praias próprias para banho, conforme relatório divulgado pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente) na sexta-feira (19). Dos 259 pontos monitorados, 197 estão adequados para banhistas, enquanto 62 foram considerados impróprios. Entre as praias e lagoas de Imbituba, Garopaba, Laguna, Jaguaruna e Paulo Lopes (Guarda do Embaú), há apenas um ponto impróprio para banho, que é o Ponto 1 da Praia central de Garopaba, o que fica em frente à Praça, próximo ao Centro Histórico

As amostras foram coletadas durante a semana de 15 a 19 de dezembro. Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 61 estão adequados para banho, o que equivale a 70,11%.

Os dados representam uma leve melhoria em relação à semana anterior, na qual 75,3% das praias estavam próprias para banho em SC. Na capital catarinense, os pontos próprios para banho chegavam a 68,97%.

Foram adicionados novos pontos de coleta ao Programa de Monitoramento da Balneabilidade, com seis novos locais em Bombinhas, no Litoral Norte. O relatório completo com a situação de cada praia pode ser  observado no site do IMA.

Balneabilidade em Santa Catarina apresentou leve melhora em comparação com a última semana Foto: Allan Carvalho/PMF

Praias próprias ou impróprias para banho: como é feito o relatório de balneabilidade?

O IMA possui todos os materiais e mecanismos considerados suficientes e adequados para a execução do Programa de Monitoramento da Balneabilidade no Estado. O programa é vigente desde o ano de 1976.

Programa de Monitoramento da Balneabilidade está vigente em SC desde 1976

Em relação ao mecanismo de coleta, o IMA segue os padrões estabelecidos pelo Guia de Coleta e Preservação de Amostras da ANA (Agência Nacional de Águas) e CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Conforme a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, o ponto é considerado próprio quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

O ponto é considerado impróprio quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Portal A Hora

Últimas notícias

Inscrições abertas para o Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura, que acontece em maio, em Florianópolis

Estão abertas as inscrições para o Congresso Brasileiro de...

Criciúma renova com João Carlos e Georgemy

O Criciúma confirmou neste sábado (20/12) as renovações do...

DECOD Criciúma lidera ações contra o crime organizado e se destaca entre as unidades mais produtivas da PCSC em 2025

A Delegacia de Combate às Drogas de Criciúma (DECOD/DIC)...

Polícia Militar apreende estufa com pés de maconha em Imbituba

Um homem foi preso na tarde de quinta-feira, 18,...

Operação Natal Seguro fiscaliza mais de 135 mil produtos em Santa Catarina

A Operação Natal Seguro, realizada pelo Instituto de Metrologia...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas