O governador Jorginho Mello lançou oficialmente nesta quinta-feira (18), em Itajaí, a campanha Estação Verão 2026. Capitaneada pela Secretaria de Estado do Turismo, a iniciativa marca o começo da alta temporada no estado. Com o tema “Santa Catarina: Mergulhe no ritmo do verão e viva a experiência”, a ideia é mostrar que o estado oferece não apenas praia, mas vivências memoráveis aos visitantes.
Confira ações estratégicas para a temporada:
- Infraestrutura e segurança reforçadas: O Governo do Estado investiu de forma integrada em segurança pública, reforçando o efetivo nas áreas litorâneas e de maior fluxo turístico. Esta prioridade visa garantir que a experiência do visitante seja tranquila e segura do início ao fim.
- Abertura de novas rotas aéreas: O sucesso das articulações com o setor aéreo resultou na expansão da malha aérea, com a consolidação de voos internacionais diretos e o reforço de voos domésticos, facilitando o acesso de turistas de todas as regiões do país e da América Latina.
- Promoção e segmentação: A campanha Estação Verão é o ápice de uma série de ações executadas durante o ano, como a promoção das campanhas Estação Inverno e Estação Primavera. O trabalho contínuo garantiu que o estado se posicionasse como um destino de Quatro Estações, o que atrai um público mais diversificado e qualificado.
A Operação Estação Verão é a principal operação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e, durante a temporada, que ocorre de 15 de dezembro de 2025 a 22 de fevereiro de 2026, mobiliza 2.053 guarda-vidas distribuídos em 429 postos.
A atuação conta ainda com o apoio de 2 helicópteros, 52 motos aquáticas, 134 viaturas, 158 embarcações, 35 quadriciclos e 3 aviões, reforçando a segurança da população nas praias e áreas de água doce do estado.
O CBMSC contará com um reforço significativo no efetivo de Guarda-Vidas Civis Voluntários (GVCs). Graças ao investimento contínuo do Governo de Santa Catarina, houve um aumento de 10% no valor empenhado para a contratação desses profissionais, resultando na ampliação do efetivo disponível para atuação nas praias do estado.
A Polícia Civil de Santa Catarina participa da Operação Estação Verão 2025/2026, que contará com reforço de 690 policiais nas cidades que abrangem o Litoral catarinense. Ao todo, 1580 policiais, entre delegados, agentes, escrivães e psicólogos estarão mobilizados na operação. Também serão disponibilizadas 469 viaturas da PCSC caracterizadas e descaracterizadas nos 30 Municípios sede de Operação Estação Verão 25/26.
A Polícia Científica participa da ação com uma estrutura reforçada de atendimento pericial em todo o Litoral catarinense, garantindo suporte técnico especializado durante o período de maior movimentação populacional do ano.
Ao todo, 10 unidades da Polícia Científica estarão mobilizadas, com 396 servidores, entre peritos oficiais criminais, agentes de polícia científica e papiloscopistas, atuando 24 horas por dia, sete dias por semana, prontos para responder a qualquer tipo de ocorrência que demande exames periciais, aconteça o que acontecer.
Neste ano, a instituição integra a operação com ainda mais recursos tecnológicos. Entre os principais equipamentos utilizados estão:
- Scanners 3D, empregados na reconstrução precisa de cenas de crime;
- Drones, que auxiliam em buscas, mapeamentos e análises em áreas extensas e/ou de difícil acesso;
- Tablets multiespectrais forenses, capazes de detectar impressões digitais e fluidos corporais invisíveis ao olho humano;
- Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV), utilizado para análise de microvestígios como resíduos de disparo de arma de fogo, fibras, tintas e falsificações, essenciais na identificação da origem de materiais e na construção da cadeia de evidências.
Por Ewaldo Willerding Neto/OCP NEWS





















