Um trabalho escolar sobre a consciência negra, realizado por estudantes do colégio Joaquim Cardoso Duarte, em Gravatal, chamou a atenção pela criatividade dos alunos e dos pais, que foram parceiros nos projetos. A professora de educação infantil Karine Medeiros propôs envolver as famílias no processo de aprendizagem, orientando que cada aluno confeccionasse, em casa, uma bonequinha feita de jornal.
Segundo a docente, a ideia surgiu do desejo de abordar o tema de forma diferente, despertando nos alunos o interesse por meio da prática e da interação familiar. “Eu mandei o jornal para casa e coloquei um bilhete no grupo da sala explicando que as famílias, junto com as crianças, deveriam realizar a bonequinha. E assim aconteceu”, relatou.
O resultado, de acordo com Karine, foi surpreendente. “Fiquei impressionada com o capricho, com o envolvimento e com a criatividade. Dei uma ideia lançada e eles realizaram diferentes modelos de bonequinha”, destaca.
Karine menciona que a atividade se tornou especialmente significativa porque permitiu que as crianças vivenciassem o tema de maneira prática. “Às vezes a gente fala, mostra imagens, livros, faz comentários, mas a criança, junto com a família, colocou a mão na massa e fez um trabalho magnífico”, afirma.
“Ambos fazem a construção do conhecimento, fortalecendo e deixando a criança mais feliz, porque ela vê que a família está junto, que não está sozinha”, pontua a professora.
Ela também agradeceu a direção do colégio, através da diretora Josiane de Medeiros Pereira, e toda a comunidade escolar pelo apoio no projeto.
HC





















