Santa Catarina reforça a importância do cuidado integral à saúde do homem

Ao longo do mês, unidades públicas estaduais e municipais estarão promovendo ações de conscientização, promoção e prevenção de doenças relacionadas à Saúde do Homem

No mês dedicado à saúde do homem, o Governo do Estado reforça a importância do autocuidado e exames preventivos para que o tratamento ocorra em tempo oportuno. O Novembro Azul busca quebrar tabus e engajar mais homens a priorizarem sua saúde, contribuindo para uma vida mais longa e saudável. Este ano, hospitais vinculados à Secretaria de Estado da Saúde (SES) também participarão de ações que fazem parte do 40º Congresso Brasileiro de Urologia (CBU), o terceiro maior evento de Urologia do mundo, que será realizado em Florianópolis, neste mês.

Historicamente, muitos homens tendem a evitar consultas médicas e exames de rotina, seja por barreiras culturais, medo, desinformação ou dificuldade de acesso. Essa resistência contribui para o diagnóstico tardio de diversas doenças, incluindo condições cardiovasculares, diabetes, hipertensão e o próprio câncer de próstata, que, quando identificados precocemente, têm maiores chances de tratamento eficaz e de melhoria da qualidade de vida.

“O mês de novembro é dedicado para fortalecermos as ações e conscientizar os homens para que cuidem de sua saúde e realizem exames periódicos. O câncer de próstata é o mais incidente na população masculina do país, mas se for diagnosticado precocemente, as chances de cura são muito maiores. Por isso, orientamos os homens a procurarem o atendimento correto”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no país, depois do câncer de pele não melanoma. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 71 mil novos casos da doença para 2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina.

Em Santa Catarina, de janeiro a outubro de 2025  foram registrados 538 óbitos em decorrência do câncer de próstata. A tendência é que este número supere o quantitativo dos anos anteriores, que foram 624 e 606 mortes, respectivamente, em 2024 e 2023. Os dados constam no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).

Nos estágios iniciais, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas. Quando aparecem podem incluir dificuldade para urinar, sangue na urina ou no sêmen, dor na região pélvica ou nas costas, disfunção erétil.

A SES/SC recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce.

Mais informações podem ser encontradas na Cartilha da Saúde do Homem, acessando AQUI!

Congresso de Urologia nos hospitais

Referência em Urologia para Santa Catarina, o Hospital Governador Celso Ramos (HGCR) conta com profissionais especializados, é a única residência em Urologia do Estado. Por conta disso, a unidade está atuando no 40º Congresso Brasileiro de Urologia. Nos dias 10, 11, e 14 de novembro, pacientes que aguardam no Sistema de Regulação (Sisreg) passarão por cirurgias menos invasivas em duas salas simultâneas. Médicos de todo país também discutirão casos relacionados a Urologia Reconstrutiva e Andrologia.

O Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) também está participa com cirurgias e procedimentos nos dias 13 e 14. Além disso, o Hospital Infantil Joana de Gusmão está engajado no congresso com a Ação Social Novembrinho Azul, para atendimentos urológicos a meninos até 15 anos que aguardam no sistema público de saúde ao longo do dia 14.

Ainda como parte do evento, o Multi Hospital de Florianópolis, no aeroporto, realizará atendimentos pelo SUS no dia 12, com exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), ultrassonografias e biópsia de próstata.

Outras ações

Ao longo do mês, unidades públicas estaduais e municipais estarão promovendo ações de conscientização, promoção e prevenção de doenças relacionadas à Saúde do Homem. Entre elas, a SES realizará um encontro sobre o Cuidado Integral à Saúde do Homem e do Adolescente. Serão abordados temas como Promoção da Cultura da Paz, prevenção da violência e seus impactos na saúde e na vida dos homens e adolescentes. O evento será no dia 13, às 15h, de forma online, acessando pelo link: bit.ly/4ntTYWj.

Por Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado da Saúde

Últimas notícias

Tubarão recebe partida feminina de futsal

Tubarão será palco de um dos grandes jogos do...

COCAL DO SUL | Evento de motorhomes Reúne centenas de viajantes e segue com programação até domingo

Desde quarta-feira (5), Cocal do Sul vive dias de...

Motociclista morre após grave colisão em Cocal do Sul

Um motociclista de aproximadamente 30 anos morreu na manhã...

Bombeiros formam mais de 140 golfinhos em Cocal do Sul

Na tarde desta quarta-feira (5), o Corpo de Bombeiros...

Aprovada isenção do IR para renda de até R$ 5 mil

O Senado aprovou ontem, por unanimidade, o projeto que...

Notícias Relacionadas