Saneamento básico contribui para liderança de São Francisco do Sul na certificação Bandeira Azul em Santa Catarina

Município tem cinco praias e uma marina certificadas na temporada 2025/2026 e se consolida como referência em turismo sustentável no estado

O município do litoral norte catarinense foi confirmado como líder em certificações da Bandeira Azul em Santa Catarina para a temporada 2025/2026. Com cinco praias reconhecidas e uma marina incluída no programa internacional de certificação ambiental, São Francisco do Sul se consolida como modelo de turismo sustentável no estado.

As praias da Prainha, Praia do Forte, Praia Grande, Praia do Ervino e, pela primeira vez, a Praia de Ubatuba, receberam a chancela. A Marina Pier 33 também foi novamente certificada. A decisão foi tomada durante reunião realizada em Copenhague, na Dinamarca, sede da Foundation for Environmental Education (FEE), responsável global pelo programa Bandeira Azul.

A secretária de Meio Ambiente do município, Lara Yumi, disse em nota à imprensa que a  certificação representa o reconhecimento de um trabalho contínuo. “A Bandeira Azul oferece mais tranquilidade para turistas e moradores. O selo garante que a praia é segura, tanto pela qualidade da água quanto pela presença de guarda-vidas preparados para atender em qualquer situação”, afirma.

Os destinos que recebem o selo precisam comprovar anualmente o cumprimento de 38 critérios rigorosos, incluindo qualidade da água, gestão ambiental, segurança, acessibilidade, infraestrutura e ações de educação ambiental.

O avanço do saneamento básico é apontado como um dos pilares dessa conquista. São Francisco do Sul é atendido pela concessionária Águas de São Francisco do Sul, do grupo Aegea Saneamento, responsável pelos serviços de água e esgoto no município. Para a presidente da Aegea em Santa Catarina, Reginalva Mureb, o selo é uma prova de que investir em infraestrutura de saneamento gera impacto positivo direto no meio ambiente e no turismo. “São Francisco do Sul é um exemplo claro de como o investimento transforma realidades e valoriza o turismo”, destaca.

A cerimônia nacional de entrega das bandeiras será realizada no dia 31 de outubro, no Iate Clube de Santos, no Guarujá (SP). Ao todo, 50 praias e 10 marinas brasileiras foram aprovadas para a próxima temporada.

Fonte da Pauta | Adão Pinheiro/Jornalista/Buriti

Últimas notícias

Fraudes no INSS: PF deflagra nova fase de operação em oito estados, entre eles Santa Catarina

A Polícia Federal (PF) deflagra nesta quinta-feira (9) uma...

Criciúma conhece grupo da Copinha Feminina 2025

O Criciúma Esporte Clube conheceu nessa terça-feira (07/10) o...

Segunda fase do Prêmio Acic de Matemática vai envolver 1,2 mil estudantes

O 9º Prêmio Acic de Matemática chega à segunda...

Centro de Castração realiza feira de adoção neste sábado

O Centro de Castração do Balneário Rincão realizará uma...

Notícias Relacionadas