Os municípios de Sangão em Siderópolis foram escolhidos para fazer parte das celebrações dos 30 anos de trajetória da companhia catarinense de teatro Cia Mútua, de Itajaí (SC). As cidades fazem parte de uma turnê que visitaram outras seis cidades. As apresentações são todas gratuitas, nos dias 7 e 9, em Sangão e Siderópolis, respectivamente.
O público de Sangão assistiram Le Cirque de Pulgué, no salão paroquial Nossa Senhora do Bom Parto, às 10h e às 14h30. Já em Siderópolis, a comunidade poderá assistir ao espetáculo Borboleta, com sessões previstas para o Centro Social Urbano, onde funciona a sede da AFABESS, às 9h30 e às 14h. Os eventos são abertos à população e contam com acessibilidade (abafadores de ruído, visita tátil, espaços físicos acessíveis e intérprete de Libras nas apresentações que confirmarem público PCD).
Além destes municípios, a companhia se apresentará em Luiz Alves, Governador Celso Ramos, Campo Alegre, Agrolândia, Bom Retiro e Correia Pinto. O projeto busca ampliar o acesso à cultura fora dos grandes centros urbanos de Santa Catarina, além de fortalecer a vivência comunitária e a formação de novas plateias. “Levar nosso trabalho a cidades pequenas, com até 15 mil habitantes, é uma forma de garantir que a arte chegue a todos os públicos, promovendo experiências inclusivas e fortalecendo a cultura no estado. Celebrar 30 anos de teatro com essa circulação de peças do repertório da companhia também é compartilhar nossa história e inspirar novas gerações,” afirma Laura Corrêa, atriz e produtora da Cia Mútua.
Com a ideia de aproximar a comunidade do teatro, a Companhia Mútua vai levar seus espetáculos para espaços alternativos, como pátios de escolas, salas multiuso e salões comunitários. A ideia é que, mesmo fora das tradicionais salas de espetáculo, o público vivencie a mesma atmosfera cênica de um teatro. Para isso, a equipe se dedica a transformar cada local em um ambiente teatral completo, com luzes e sonoridades. “A proposta é que o espectador sinta que está indo ao teatro, mesmo que fisicamente não seja uma sala convencional, mas um espaço da própria comunidade. Nós levamos a estrutura e todos os elementos cênicos para dentro desses lugares”, explica a uma das coordenadoras do projeto, Mônica Longo. Ao todo, serão 16 apresentações e 4 oficinas gratuitas até o mês de novembro.
A circulação dos espetáculos e oficinas em comemoração aos 30 anos da Cia Mútua é uma realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio das empresas Weg e Celesc.
Programação completa:
LUIZ ALVES
16/09 – Espetáculo A Caixa
Local: Escola Municipal Vendelim Schveitzer
Horários: 9h30 e 14h30
GOVERNADOR CELSO RAMOS
18/09 – Espetáculo A Caixa
Local: Auditório da Secretaria de Educação
Horários: 9h e 14h
19/09 – Oficina de Formas Animadas
Local: Secretaria Municipal de Educação
Horários: 8h às 12h
*SANGÃO*
07/10 – Espetáculo Le Cirque de Pulgué
Local: Centro de Eventos
Horários: 10h e 14h30
*SIDERÓPOLIS*
09/10 – Espetáculo Borboleta
Local: Centro Social Urbano – sede da AFABESS
Horários: 9h30 e 14h
CAMPO ALEGRE
24/10 – Oficina de Teatro Lambe-Lambe
Local: Espaço Cultural
Horários: 13h30 às 17h30
25/10 – Teatro Lambe-Lambe
Local: Feira do Calçadão
Horário: 10h
25/10 – Teatro Lambe-Lambe
Local: Restaurante Casarão
Horário: 15h
AGROLÂNDIA
11/11 – Espetáculo El Gran Circo-Teatro de Luvas
Local: Clube Recreativo Floresta
Horários: 8h30 e 13h30
BOM RETIRO
12/11 – Oficina de Formas Animadas
Local: Secretaria de Educação
Horários: 14h às 18h
13/11 – Espetáculo El Gran Circo-Teatro de Luvas
Local: Escola Valmir Omarques Nunes
Horários: 10h e 14h
CORREIA PINTO
27/11 – Espetáculo Contestados
Local: Centro de Eventos Alexandre Júlio
Horários: 14h30 e 19h30
28/11 – Oficina de Figura Plana
Local: Escola B M Olintho Dávila Mesquita
Horários: 8h às 12h
*SOBRE A CIA MÚTUA*
Reconhecida por suas produções em teatro de animação, a Cia Mútua já circulou por 19 estados brasileiros, Argentina, Chile e França, apresentando-se em importantes festivais nacionais e internacionais. Seus espetáculos mais conhecidos, A Caixa e Um Príncipe Chamado Exupéry, foram contemplados com prêmios de excelência no teatro de animação. Pesquisadora desta linguagem desde 2002, a Mútua aposta, a cada montagem, em uma técnica de animação diferente.
Mais informações:
Site: https://www.ciamutua.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/cia_mutua/?hl=pt-br
e-mail: [email protected]
Telefone: 48 99107-8867