A professora Carine da Silva Salvador, da Escola de Educação Básica Martinho Ghizzo, em Tubarão, lançou o livro “Alfabetização em destaque”, em Capivari de Baixo.
A obra reúne relatos, memórias e práticas de alfabetização bem-sucedidas com alunos em dificuldade, além de reflexões sobre o valor da escrita manual no aprendizado dos estudantes.
Carine contou que levou três meses para concluir a obra. “Em 2023, fui convidada pela escritora Eliana Camargo, de Balneário Camboriú, para dividir a coautoria do livro. Acordava muito cedo para escrever toda a experiência iniciada em 2005. Algumas vezes, meu filho de 5 anos participava do processo de escrita no meu colo”, relatou.
A educadora destacou que o sucesso do trabalho contou com a participação de outros profissionais, alunos e famílias. Para ela, alfabetizar vai além de ensinar a ler e escrever: “Alfabetizar é dar ferramentas essenciais para que uma criança se desenvolva plenamente como cidadã”.
Segundo Carine, um trabalho consistente de alfabetização e letramento é fundamental. “Alfabetizar é proporcionar a base para os aprendizados, para as relações e para a vida. Exige técnica, compromisso e inspiração. É uma das missões mais enriquecedoras na vida de um professor”, concluiu.
Fonte da Informação | Diário do Sul