Com o objetivo de retratar iniciativas práticas de desenvolvimento sustentável, o evento “ODS na Prática: Metropolitana Além do Carvão” reuniu cerca de 300 pessoas na manhã desta sexta-feira (19), em Treviso. A ação na Praça Cavaleiro Benjamin Scussel foi promovida em parceria pela Carbonífera Metropolitana e pelo SENAI e executada pelos 29 jovens aprendizes da indústria carbonífera, responsáveis por apresentar de forma lúdica e prática as iniciativas ligadas aos ODS da ONU.
A Carbonífera Metropolitana é signatária do Movimento ODS Santa Catarina e desenvolve projetos relacionados a dez dos 17 objetivos globais. No evento, os estudantes — divididos em cinco equipes — organizaram estandes com conteúdos sobre tratamento de água, consumo sustentável (composteira e sistema de captação de água da chuva), transição energética e modais de energia, além de ações de recuperação ambiental.
Segundo a engenheira ambiental da Carbonífera Metropolitana, Maiara Lummertz, a iniciativa buscou aproximar a empresa da comunidade, especialmente por meio das escolas. “A ideia de envolver os jovens aprendizes foi justamente para fortalecer esse vínculo deles com a empresa. Eles ficam na sala de aula no dia a dia, então esse contato direto com temas importantes para a organização e a interação com a comunidade foram muito positivos. Eles escolheram os temas que queriam trabalhar e foram atrás de como apresentá-los”, relatou.
O engajamento dos estudantes vai além da prática técnica, enalteceram os professores do SENAI, Patrícia Silva e Joselito Dalsasso. “Eles desenvolveram o projeto praticamente do zero. Além das pesquisas, a experiência trouxe aprendizados sobre oratória, trabalho em equipe, comunicação e comportamento. Foi um exercício completo de competências socioemocionais”, observaram.00
A estudante e jovem aprendiz do curso de PCP, Isabely Vieira, relatou o entusiasmo da turma com a proposta. “Quando a professora apresentou a ideia, ficamos muito animados. Nossa equipe escolheu a ODS 15 (Vida Terrestre) e pensamos no nome do evento e na criação do mascote, o Terratu, para reforçar a conscientização. Preparamos os cartazes, os jogos, o estande e até as lembrancinhas. Foi uma experiência muito especial”, contou.
João Pedro Alves
Alfa Comunicação e Conteúdo