PMSC atua na Operação Shamar com ações de proteção à mulher

Mais de 55 quilos de maconha, apreendidos em ações de patrulhamento e denúncias

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) teve papel de protagonismo na Operação Shamar, uma mobilização nacional voltada ao enfrentamento da violência contra mulheres e à promoção de ações preventivas em todo o território brasileiro, que terminou na quinta-feira, 4.

Com uma estrutura operacional efetiva, a corporação catarinense reafirmou seu compromisso com a segurança, a dignidade e os direitos das mulheres. Durante o período da operação, a PMSC mobilizou um total de 2.646 policiais militares, distribuídos em diversas regiões do estado. A Operação teve o apoio de 547 agentes de órgãos parceiros, incluindo instituições de segurança, assistência social e saúde.

Foram utilizadas 1.016 viaturas da PMSC, que garantiram agilidade e presença territorial. O emprego de 102 veículos de órgãos parceiros, reforçando a integração entre as forças.

A Operação Shamar também agiu de forma educativa e de conscientização com grande alcance com 153 ações de panfletagem, realizadas em locais públicos, escolas e centros comunitários, que alcançaram diretamente 17.398 pessoas.

Foram realizadas 407 palestras educativas, ministradas por policiais e especialistas, com público total de 27.592 participantes. Além disso, 297 ações em mídias digitais, como publicações em redes sociais, vídeos informativos e campanhas online, os órgãos envolvidos publicaram material que atingiram um público estimado de 809.917 pessoas.

Em termo de resultados operacionais que refletem o impacto da operação a atuação da PMSC gerou resultados como 343 prisões em flagrante, relacionadas a crimes de violência doméstica, descumprimento de medidas protetivas e outros delitos.

Foram 4.215 vítimas atendidas, com acolhimento, orientação e encaminhamento aos serviços especializados e 103 vítimas resgatadas, em situações de risco iminente, com atuação rápida e eficaz das equipes.

Também foram realizados 7.623 acompanhamentos de Medidas Protetivas de Urgência (MPUs), garantindo que as determinações judiciais fossem cumpridas e que as vítimas estivessem protegidas. A operação apurou 726 denúncias, recebidas por meio de canais como Disque 180, Disque 190, aplicativos e redes sociais.

Ao todo a PMSC realizou 671 diligências, incluindo visitas domiciliares, verificação de denúncias e cumprimento de ordens judiciais, resultando em 1.756 boletins de ocorrência registrados. Durante a operação, foram retiradas de circulação diversas armas de fogo, incluindo espingardas, revólveres e pistolas.

Mais de 55 quilos de maconha, apreendidos em ações de patrulhamento e denúncias. Aproximadamente 1.197 gramas de crack, além de outras substâncias ilícitas.

A Operação Shamar evidenciou o comprometimento da Polícia Militar de Santa Catarina com a segurança das mulheres e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A corporação atuou não apenas como força de repressão ao crime, mas como agente ativo na prevenção, na educação e no acolhimento.

Fonte da Informação | Içara News

Últimas notícias

Rio Maina ganhará novo Centro de Convivência dos Idosos após aprovação de projeto na Câmara

A Câmara de Vereadores de Criciúma aprovou, na Sessão...

Mais de 3.500 jovens participam de Projeto de Educação para o Trânsito em Orleans

Reunir órgãos públicos e privados para trabalhar em conjunto...

ORLEANS | SAMU completa 15 anos de atuação na cidade

Na tarde da sexta-feira (5), Orleans comemorou os 15...

Dois veículos colidem na Rodovia SC 108 em Orleans

Dois veículos, um Chevrolet Tracker e um Volkswagen Saveiro,...

Um passeio apaixonante pela Praia de Itapirubá – SC

Você conhece a Praia de Itapirubá – SC? Descobrir...

Notícias Relacionadas