A cidade de Içara vai resgatar suas raízes, a partir da sexta-feira, dia 1 de agosto até a quarta-feira (6), com o Festival das Etnias Colonizadoras. O evento promovido pelo Governo Municipal de Içara, por meio da Fundação Municipal de Cultura, ocorre paralelamente à tradicional Festa de São Donato e valoriza os povos que construíram a história do município.
Durante os seis dias, a partir das 20h30, de acordo com a presidente da fundação, Myla Cechinel, a entrada será gratuita e o público poderá experimentar pratos típicos, brindar com bebidas tradicionais e apreciar apresentações artísticas dos cinco principais grupos que colonizaram a cidade. “E a abertura oficial será na sexta-feira, com a etnia açoriana em destaque”, convida Myla.
No cardápio da noite, ela adianta que estarão o caldo verde e licor. “Em seguida, haverá a belíssima apresentação do Boi de Mamão da Apae e show com a Banda Matusa, que, há anos, agrada o público por onde passa”, complementa a presidente.
A programação segue, no sábado (2), com a etnia italiana. Os visitantes apreciarão o tradicional Tombo da Polenta, brindarão com vinho e acompanharão a apresentação do Grupo de Dança La Montanara. Os shows ficarão por conta do humorista Paulinho Mixaria e da cantora Marília Dutra.
No domingo (3), a etnia homenageada será a polonesa. “Vamos ter doce do papa e brinde com vodka no gelo. No palco, o canto e a dança do Grupo Polono-Brasileiro Korzenie”, prevê a presidente Myla, lembrando ainda que, na segunda (4), apesar de não haver etnia prevista para a noite, quem passar pela Festa de São Donato vai curtir o show da dupla Gerson Rocha e Manoel, a partir das 20h30.
A terça-feira (5) terá a noite da etnia alemã, quando o público terá acesso à cuca recheada e brinde com chopp. O Grupo Folclórico Immerfroh, de Forquilhinha, sobe ao palco, seguido das bandas Identidade Zero (com repertório alemão) e Jonas & Thiago.
Por fim, a etnia afro será a responsável por encerrar a série de homenagens na quarta-feira (6). Na programação, haverá degustação de caldo de feijão, brinde com caipirinha e apresentações da Rainha Afro, do Bloco do Fiuí e do Grupo Dunduê.
Para a prefeita Dalvania Cardoso, o Festival das Etnias Colonizadoras de Içara é mais do que uma celebração cultural. “É uma homenagem aos antepassados que moldaram a nossa cidade com força, costumes e tradições; uma oportunidade de resgatarmos histórias e fortalecermos a identidade içarense”, conclui a chefe do poder executivo.
Fonte | Içara News