LAGUNA | Um Lagunense morre em combate na Ucrânia

Aos 31 anos, Gustavo se inscreveu como voluntário e foi chamado neste ano

O lagunense Gustavo Viana Lemos, de 31 anos, morreu em combate na Ucrânia, onde atuava como voluntário no exército local.

A confirmação da morte foi feita pela família nesta terça-feira (22). Natural da Vila Vitória, em Laguna, Gustavo serviu anteriormente na Marinha do Brasil e havia se engajado, por vontade própria, na guerra contra as tropas russas.

A inscrição como voluntário havia sido feita em 2024, mas a aceitação oficial pelas forças armadas ucranianas ocorreu apenas neste ano.

“Era o sonho dele, ele queria ir”, relatou a prima Mariana Bonazza nas redes sociais. Mesmo com a preocupação da família, ele embarcou para o leste europeu no dia do próprio aniversário.

Segundo os familiares, Gustavo estava há alguns meses em missão na região e não dava notícias desde 29 de junho. A confirmação da morte veio por meio de companheiros brasileiros de combate, que comunicaram a família após o ocorrido.

Nas redes sociais, amigos e parentes prestaram homenagens, destacando a coragem de Gustavo e sua determinação em lutar por uma causa que acreditava. De acordo com a família, o corpo do lagunense será cremado na Ucrânia.

A guerra entre Rússia e Ucrânia, iniciada em 2022, segue em curso e já atraiu centenas de combatentes estrangeiros voluntários.

Diário do Sul

Últimas notícias

SANGÃO | Terá 580 câmeras espalhadas pela cidade

A prefeitura de Sangão está ampliando o sistema de segurança em...

TUBARÃO | Novo complexo da Polícia Civil deve ser instalado na cidade

Tubarão poderá em breve contar com um novo complexo...

CRICIÚMA | Lança concurso que celebra a tradição gastronômica da cidade

Como o parte da programação do centenário de emancipação...

PM faz grande apreensão de drogas em Criciúma

Noite desta  quinta-feira a Polícia Militar de Criciúma fez...

Dono de casa noturna é preso em Içara por homicídio

A Polícia Militar cumpriu, na tarde desta sexta-feira, dia...

Notícias Relacionadas