Cidade litorânea de SC projeta aumento populacional de quase 50% até 2030

Com extensa costa e belezas naturais, o município catarinense de Barra Velha tem sido a aposta de incorporadoras e investidores pelo alto crescimento já registrado e com previsões promissoras nos próximos anos. As expectativas não são por acaso já que a cidade, além do forte apelo turístico, está localizada distante cerca de 50 km das regiões que são líderes no preço do metro quadrado: Balneário Camboriú e Itapema. Barra Velha também está perto de grandes zonas portuárias, logísticas e industriais brasileiras como Jaraguá do Sul, Joinville e Itajaí, as duas últimas que registraram algumas das maiores variações do preço de venda de imóveis residenciais dos últimos 12 meses (13,29% e 13,94%, respectivamente).

Após o crescimento populacional de 103% em pouco mais de uma década, que passou de 22,3 mil habitantes para 45,3 mil, de 2010 a 2022 conforme IBGE) novos empreendimentos e projetos devem gerar um novo salto. A Abecker, uma das maiores incorporadoras especializadas em loteamentos e condomínios logísticos e residenciais do país, com 59 mil lotes em seu portfólio prevê implantar na região um bairro planejado entre a BR e o mar e que deve comportar mais de 13 mil pessoas em um total de 4.216 mil lotes. A primeira fase com 1682 lotes já está com as obras a todo vapor.

”O litoral norte de Santa Catarina tem um crescimento “fora da curva”, bem acima dos índices nacionais e se tornou extremamente atrativo não apenas para o morador ou para quem busca qualidade de vida, mas também para quem deseja adquirir terrenos ou imóveis residenciais, comerciais e industriais que proporcionem excelente rentabilidade, liquidez e segurança patrimonial. Tanto para quem não dispõe de ativos para investir em localizações próximas em que o metro quadrado já passa de R$ 30 mil e chega a casa dos R$ 100 mil, ou para quem tem a visão de futuro e quer investir em uma cidade com potencial de desenvolvimento superior, a cidade de Barra Velha é, sem sombra de dúvidas, a escolha certa”, destaca o CEO da Abecker, Anderson Becker.

”Pelas nossas análises, pelos índices de mercado e projetos em andamento que estudamos para a região, Barra Velha deve crescer em torno de 50% em habitantes nos próximos 5 anos, além de registrar um desenvolvimento expressivo em valorização imobiliária”, analisa o executivo.

Além da proximidade com Joinville, que fica praticamente na divisa com o Paraná e é a maior zona industrial do estado de Santa Catarina, a ABecker também cita a facilidade de acesso dos curitibanos e a proximidade com aeroportos nacionais e internacionais.

“O litoral catarinense é a praia do curitibano e de pessoas de outras cidades do Paraná. O trânsito pela BR 101 está cada vez mais concorrido para o público que chega do estado vizinho e o acesso de Barra Velha, mais próximo do que outros destinos turísticos da região, é mais uma comodidade para quem vem a Santa Catarina. Além disso, estar perto de aeroportos como o de Navegantes e o de Joinville também atrai públicos de outros estados e estrangeiros”, complementa.

Por Pedro Leal/OCP NEWS

Últimas notícias

Torcedor do JEC responderá na Justiça por agressão a jogador do Marcílio Dias

O Joinville Esporte Clube identificou o torcedor que agrediu...

Cultura e esporte lideram captação de recursos via leis de incentivo em SC

Em 2024, segundo a plataforma Prosas, que monitora iniciativas...

Brasil tem recorde negativo em casos de violência contra a mulher

O Brasil enfrenta um cenário alarmante no combate à...

Escolas terão câmeras e botão do pânico em SC

O Governo de Santa Catarina está implementando duas ações...

Idoso é agredido com chute nas costas durante assalto em Laguna

Um idoso de 72 anos foi agredido e assaltado...

Notícias Relacionadas