A Sakata Seed Sudamerica anunciou a aquisição total da Agritu Sementes, com sede em Ituporanga (SC), concluída em 30 de maio de 2025. A negociação foi feita por meio da Sakata Seed Corporation e representa um movimento estratégico para ampliar a atuação da companhia no mercado sul-americano de cebolas.
Segundo informações da empresa, a incorporação da Agritu trará um reforço relevante ao portfólio da Sakata, com destaque para a expansão da oferta de variedades de alta performance. Com 30 anos de atuação, a Agritu é reconhecida pela expertise na cebolicultura, investindo constantemente em tecnologia, estrutura e qualificação profissional.
“Saber que a nossa expertise acumulada ao longo de muitos anos no segmento da cebolicultura, na construção de uma marca de alto valor para o mercado regional, terá o seu potencial ampliado para alcançar novos patamares, nos deixa muito satisfeitos e seguros acerca desta decisão. E, tudo isto, potencializando a qualidade, a confiança e o foco em inovação que nos trouxeram até aqui, valores compartilhados com a Sakata, que certamente trarão inúmeros benefícios para os nossos clientes, parceiros e colaboradores”, destacam Arno Zimmermann e Sebastião Müller, co-fundadores da Agritu.
Mesmo após a aquisição, ambas as empresas manterão suas operações e marcas de forma independente, respeitando os vínculos com colaboradores, clientes e fornecedores. O objetivo é preservar as identidades construídas e potencializar os pontos fortes de cada uma.
A expectativa é que a união fortaleça o setor como um todo, com o lançamento de novas cultivares e ampliação da cobertura aos produtores da América do Sul. Nos próximos meses, Sakata e Agritu realizarão comunicações diretas com seus públicos para esclarecer os próximos passos da integração.
Agrolink – Leonardo Gottems