Willy Zumblick se torna patrimônio cultural e imaterial

Vida e obra do artista plástico tubaronense foram reconhecidas por lei municipal

A vida e obra de Willy Zumblick são, a partir de agora, Patrimônio Imaterial, Cultural e Intangível do Município de Tubarão. O projeto de lei, de autoria do vereador Maurício da Silva, foi aprovado por unanimidade na Câmara e sancionado pelo prefeito Estêner Soratto.

Explicar em palavras a genialidade do artista plástico tubaronense Willy Zumblick é tão complicado como quantificar com precisão as milhares de obras produzidas por ele, em quase 75 anos de dedicação à arte.

Considerado um dos mais ilustres catarinenses do século 20, foi um dos mais importantes artistas plásticos do Sul do Brasil, amplamente reconhecido por retratar em suas obras cenas da história, cultura e cotidiano da região Sul catarinense, especialmente de Tubarão.

A família de Willy Alfredo Zumblick manifestou, “com profundo orgulho, alegria e emoção, o mais sincero agradecimento à Câmara de Vereadores de Tubarão, que aprovou por unanimidade o projeto de lei. Trata-se de um gesto histórico, de elevada nobreza e profundo simbolismo, que eterniza o legado do artista maior da cidade, reconhecido nacional e internacionalmente pela sensibilidade de sua obra e pelo amor que dedicou a Tubarão ao longo de toda a sua vida. Ao transformar sua trajetória em patrimônio coletivo, esta Casa Legislativa presta uma homenagem que ultrapassa gerações, fortalecendo a identidade cultural do povo tubaronense”, ressalta.

Grandeza   

“Enaltecemos a grandeza institucional e o compromisso da Câmara de Vereadores com a preservação da memória e da cultura local, valores essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, consciente e orgulhosa de suas raízes. Agradecemos de modo especial ao vereador Maurício da Silva, proponente do projeto, pelo empenho, visão e sensibilidade cultural demonstrados nesta importante iniciativa”, agradece a família.

Preservação da memória e alcance mundial

Para o vereador Maurício da Silva, “foi com grande honra e satisfação que apresentei o projeto de lei que declara como Patrimônio Imaterial, Cultural e Intangível do Município de Tubarão a vida e obra de Willy Zumblick. Agradeço a todos que me ajudaram nas pesquisas e os vereadores que aprovaram por unanimidade”, diz.

“Preservar a memória de Willy Zumblick contribui para a educação patrimonial, para o fortalecimento da cultura tubaronense, catarinense e do Brasil e para a formação de novas gerações com base em referências legítimas de identidade e pertencimento”, completa.

O próximo passo, segundo Maurício, é buscar o reconhecimento estadual por meio da Assembleia Legislativa. Depois, o nacional, por meio do Congresso, e chegar à Unesco, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

“É certo que esta conquista representa o primeiro passo de um caminho que agora se projeta para além dos limites do município. Estaremos atentos e atuantes para que o reconhecimento alcance, em breve, o IEPHA-SC (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Santa Catarina), e posteriormente, por meio da devida tramitação no Congresso Nacional, a apresentação oficial junto ao Comitê Intergovernamental da Unesco”, pontuam o familiares de Willy Zumblick.

Objetivo

“Nosso objetivo maior é que o nome de Willy Zumblick seja alçado à condição de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, a exemplo de ícones universais como Michelangelo Buonarroti e Leonardo da Vinci, elevando ainda mais o nome da nossa querida Cidade Azul no cenário mundial. Reafirmamos, com convicção, que fé, coragem e perseverança transformam desafios em conquistas. Mantemos firme a esperança de que todo esforço será recompensado. Porque quem acredita, persiste – e quem persiste, realiza”, completa a família.

Fonte: Diário do Sul

Últimas notícias

Criciúma | Caminhos Literários transforma rotina de adolescentes no CASE

O Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Criciúma foi...

Ingenico destina R$2,6 milhões para a AACD e Instituto do Câncer em parceria com Banrisul

A Ingenico, líder global em soluções de pagamento, anuncia a doação...

10 dicas sobre o que fazer nas férias para manter as crianças longe das telas

Entreter as crianças, seja durante as viagens, seja em...

Urussanga | Alunas conquistam medalhas na OBMEP e bolsas para Programa de Iniciação Científica

Duas alunas do 8º ano da Escola Municipal Lydio...

Laguna e Orleans recebem palestras gratuitas voltadas para profissionais do Direito

A série de palestras “Advocacia em 2º grau na...

Notícias Relacionadas