A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) deu mais um passo importante para implantar o curso de Medicina em Laguna. O Conselho do Centro de Educação Superior da Região Sul (Conceceres), instância máxima do campus, aprovou por unanimidade a criação do curso. A proposta agora segue para análise técnica da Pró-Reitoria de Ensino e tramitação nas demais instâncias superiores da universidade.
A iniciativa é uma resposta à carência de médicos na região, com apoio da prefeitura de Laguna, da Amurel e do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, que será parceiro na formação prática dos estudantes. O hospital realiza cerca de 3.500 atendimentos mensais, sendo 94% via SUS.
O curso terá 20 vagas por semestre, duração de seis anos e formação voltada à Atenção Primária à Saúde, saúde coletiva e práticas interdisciplinares. A formação será 100% gratuita, alinhada às demandas do SUS, com 41% da carga horária dedicada aos internatos.
“A escuta pública é essencial para avaliar expectativas, necessidades e possibilidades concretas”, afirmou o reitor da Udesc, José Fernando Fragalli. Já Daniel Pedro Willemann, diretor de Pesquisa da Udesc Laguna, destacou: “Apresentamos a proposta de um curso de graduação em Medicina com formação integral, crítica e ética.”
A proposta prevê até 120 docentes e aproveitamento de estruturas já existentes. O custo estimado de implantação é de R$ 30 milhões.
A Udesc também trabalha na formalização de convênio com o hospital local e no desenvolvimento de programas de bolsas, inclusão, acessibilidade e diversidade.
Diário do Sul