Jovens do Novos Caminhos serão preparados para ingressar e se manter na área laboral do Sul

Vara da Infância e Juventude de Criciúma apoia inclusão profissional e cidadania de adolescentes

Jovens atendidos pelo Programa Novos Caminhos, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), terão a oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho por meio do Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT), oferecido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/SC). A iniciativa conta com o apoio da Vara da Infância e Juventude da comarca de Criciúma, parceira ativa na promoção de ações voltadas à autonomia e à cidadania de adolescentes em situação de acolhimento. 

O PIT é um curso gratuito que oferece formação prática e comportamental para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. O objetivo é não apenas facilitar o ingresso no mercado de trabalho, mas também garantir que esses jovens consigam se manter nas vagas conquistadas. 

“Muitas vezes, o desafio não é apenas conseguir a vaga, mas saber como se portar em uma entrevista, como se adaptar ao ambiente profissional e como lidar com as exigências do dia a dia”, explica a coordenadora administrativa do CIEE de Criciúma, Cristiane Alves Dias. 

Com mais de 6 mil jovens já formados em Santa Catarina, o programa se destaca por seu caráter transformador. Os participantes recebem orientações sobre postura profissional, comunicação, ética, trabalho em equipe e outros temas essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional. Ao todo, são 60 horas de formação profissional, que deve iniciar no dia 1 de julho. 

Além dos adolescentes do Novos Caminhos, o curso também é aberto a outros jovens em situação de vulnerabilidade, como estuantes de escolas públicas da região e adolescentes que passaram por medidas protetivas de acolhimento. A formação é gratuita e os interessados podem se inscrever até o dia 30 de junho. 

Padrinhos do programa 

A ação em Criciúma também convida empresas e empresários da região a se tornarem padrinhos do programa, ao contribuir com recursos, materiais, transporte, alimentação ou, principalmente, com a oferta de vagas de estágio e aprendizagem. 

“O apadrinhamento pode ser feito de diversas formas, inclusive com a abertura de oportunidades dentro das empresas para esses jovens que estão se preparando para um novo futuro”, destaca Cristiane. Empresas interessadas em apoiar o PIT e contribuir com a formação dos adolescentes podem entrar em contato diretamente com o CIEE. 

Sobre o Novos Caminhos 

O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ) do TJSC, em parceria com diversas instituições, como a FIESC, AMC, Fecomércio, OAB/SC, MPSC, FAESC, entre outras. Seu objetivo é promover a autonomia e a cidadania de crianças e adolescentes acolhidos, por meio de ações de escolarização, profissionalização e inclusão social. 

Taina Borges 

NCI/TJSC – Serra e Meio-Oeste

Últimas notícias

Novo tratamento contra câncer de mama reduz em 30% o risco de morte

O tratamento contra câncer de mama entrou em um...

5ª Corrida Noturna de Natal movimenta São Joaquim na próxima sexta-feira (19)

A magia do Natal vai tomar conta das ruas...

SC prepara seleção de militares temporários

Santa Catarina deve abrir, ainda em 2025, dois novos...

Terremoto de magnitude 4,29 atinge cidade mineira de Araxá

A cidade de Araxá, localizada no estado de Minas...

FLORIANÓPOLIS | Mancha marrom com mau cheiro volta a aparecer na Lagoa da Conceição

Uma mancha marrom, acompanhada de espuma e forte odor,...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas