Referência na área museológica e na popularização da ciência, o Museu WEG de Ciência e Tecnologia anuncia uma nova fase em sua trajetória. Em 2025, além de manter a exposição permanente que recebe mais de 20 mil visitantes por ano em Jaraguá do Sul/SC o espaço ganhará as estradas do Brasil com o projeto Museu WEG Itinerante.
A ação levará parte da exposição interativa do Museu a nove cidades das regiões Sul e Sudeste, nos locais onde a Companhia possui unidades fabris. A proposta é ampliar o acesso à ciência, à tecnologia e à história da companhia, proporcionando uma experiência única para os visitantes.
A primeira parada é em Itajaí/SC, onde o Museu Itinerante ficará aberto à visitação por cinco dias, do dia 29 de maio a 03 de junho, na Univali, Campus Itajaí – Setor E – Quadra Coberta, no endereço Rua Uruguai, 458 – Centro das 9h às 12h, das 14h às 17h e 18h às 20h.
O roteiro continua pelas cidades de Blumenau/SC, Sertãozinho/SP, Gravataí/RS, Bento Gonçalves/RS, Itajubá/MG, São Bernardo do Campo/SP, Betim/MG e Linhares/ES. Em cada local, a exposição permanecerá por cinco dias, com entrada gratuita e estrutura preparada para receber simultaneamente os visitantes.
“A proposta é unir a tradição do Museu WEG, que já se consolidou como um centro de referência, com uma nova forma de se comunicar, aproximando ainda mais a história e a cultura da empresa, além do conhecimento científico, das comunidades onde temos operações”, destaca Daniel Marteleto Godinho, Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais.
A exposição contará com recursos audiovisuais e experiências imersivas que mostram os conceitos básicos da física e energia elétrica, além da trajetória de empreendedorismo dos fundadores da WEG, Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus, e o caminho que transformou a empresa em uma multinacional.
Diferente de um museu sobre rodas, o caminhão adaptado será utilizado apenas para o transporte da estrutura. Ao chegar às cidades, a exposição será montada em espaços específicos com infraestrutura para atender escolas, famílias e comunidades locais.
O projeto é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da WEG, realização do Ministério da Cultura e apoio de dois grandes parceiros, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, responsável pelos aparatos educativos e pela experiência com itinerâncias; e a Aukland Projeto e Produção, responsável pelo desenvolvimento expositivo da mostra.
Para acompanhar as datas, horários e locais de visitação em cada cidade, siga o perfil oficial do museu no Instagram: @museuweg.
OCP NEWS