A produção de tilápias no Brasil alcançou o número de 662.230 toneladas em 2024, segundo dados do Anuário 2025 da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR). Foi um aumento de 14,36% em relação ao ano anterior, o que consolida a espécie como líder na piscicultura nacional com 68,36% do volume total de peixes cultivados. Visando um cenário de parâmetros éticos e sustentáveis na cadeia produtiva, a Certified Humane, programa internacional de certificação em bem-estar animal, lança na próxima quarta-feira, 21, sua primeira Norma de Bem-Estar Animal voltada à produção de tilápias. O lançamento será realizado em um Webinar ao vivo, gratuito e aberto ao público, com a participação de especialistas que apresentarão os principais pontos da nova norma.
A elaboração da norma considerou pesquisas científicas, melhores práticas internacionais e contribuições de profissionais experientes no setor. O conteúdo da norma abrange alimentação adequada, densidade, qualidade da água, biosseguridade, transporte e insensibilização, estabelecendo diretrizes para um manejo responsável em todas as fases produtivas até o abate.
Luiz Mazzon, diretor da Certified Humane na América Latina e Ásia, explica que a Norma de Bem-Estar Animal para Tilápias é fruto de um esforço colaborativo para adaptar os mais rigorosos padrões internacionais à realidade da produção de tilápias no mundo. “O objetivo com o novo referencial é oferecer uma diretriz prática e aplicável, que permita aos produtores evoluírem em bem-estar animal e também se posicionarem melhor em mercados que valorizam práticas sustentáveis e responsáveis”, afirma.
O novo referencial estará disponível durante o evento de lançamento, que contará com a presença de especialistas como o médico veterinário Daniel Santiago Rucinque, doutor pela USP, que atua como auditor de aquicultura da Certified Humane na América Latina; o professor Dr. Leonardo José Gil Barcellos, da Universidade de Passo Fundo (UPF) especializado em biopatologia e ecotoxicologia aquática; da Profa. Dra. Rosangela Poletto, membro do comitê científico da Certified Humane e docente do Instituto Federal do Rio Grande do Sul; e Luiz Mazzon. Os participantes poderão fazer perguntas e tirar dúvidas com os especialistas.
Sobre a Certified Humane
O Instituto Certified Humane é o representante na América Latina e Ásia da Humane Farm Animal Care (HFAC), principal organização internacional certificadora do bem-estar para animais de produção. No mundo, o programa já impacta a vida de mais de meio bilhão de animais criados sob critérios rigorosos de bem-estar anualmente. Só no Brasil, o Instituto certifica mais de 380 fazendas e granjas que criam animais, respeitando padrões reconhecidos internacionalmente. Entre as indústrias que utilizam matérias-primas certificadas estão Heinz, Barilla do Brasil, Sadia, Nissin e Seara. Para obter o selo, as empresas precisam seguir os referenciais técnicos do programa Certified Humane que foram estabelecidos por um Comitê Científico composto por 42 membros, entre pesquisadores da área animal e veterinários de diversos países. A certificação é mantida por meio de inspeções anuais conduzidas por profissionais especializados em ciência animal. São inspeções independentes realizadas em todas as fazendas, granjas, indústrias e instalações de abate ou processamento.
Serviço
O que: Lançamento da Norma de Bem-Estar Animal para Tilápias
Quando: 21 de maio, às 19h
Inscrições: Gratuitas pelo site da Certified Humane