Festa da Cultura de Sangão destaca a mandioca como símbolo de tradição e desenvolvimento regional

Evento ocorre entre 22 e 25 de maio

O município de Sangão será palco da 2ª edição da Festa da Cultura, evento que reúne tradições locais, gastronomia e a valorização da agricultura familiar. A programação, realizada no Centro de Eventos José Antônio da Silva, entre 22 e 25 de maio, destaca a importância da mandioca como uma das principais cadeias produtivas da região Sul de Santa Catarina, com atividades voltadas à capacitação de agricultores e à valorização dos saberes locais.

Entre os destaques está a manhã técnica, na sexta-feira, com palestras ministradas por especialistas da Epagri e do Cepea/USP, que abordarão novas variedades da raiz e o panorama da cadeia produtiva no estado. No período da tarde, o Encontro de Pratos Gastronômicos de Sangão celebrará a identidade alimentar local. Durante os três dias, ocorrerão ações de integração com o público, incluindo shows, apresentações artísticas e espaço para expositores. A principal beneficiadora de mandioca de Santa Catarina, Rocha Alimentos, também estará no local oferecendo degustações de tapioca.

De acordo com o diretor executivo da Rocha, Cloudo Rocha, a mandioca faz parte da história do Sul catarinense e da própria trajetória de crescimento da empresa. “É um alimento com muito potencial, por ser versátil e, principalmente, pelo papel que desempenha no sustento de milhares de famílias. A raiz alimenta, gera renda, movimenta a economia e carrega a cultura do nosso povo” diz ele, ao lembrar: “participar de eventos como este reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento local, valorizando a cadeia produtiva da qual fazemos parte e contribuindo ativamente para que ela continue crescendo com qualidade e sustentabilidade”.

Santa Catarina é reconhecida como berço da industrialização da mandioca no Brasil, e o Litoral Sul responde por mais de 80% da produção estadual. A safra de 2025 estima o cultivo da raiz em 6.276 hectares, com produção prevista de 173 mil toneladas — números que reforçam a força da cultura na região e o seu papel estratégico na economia agrícola do estado.

Fonte da pauta: IZI COMUNICAÇÃO

Últimas notícias

PF abre concurso para preenchimento de mil vagas em cinco cargos

A Polícia Federal (PF) divulgou edital de um novo...

Cocal do Sul leva 48 atletas à Copa Madegil de Handebol e garante bons resultados

Cocal do Sul participou durante o fim de semana...

Em Balneário Gaivota, adolescente é apreendido com arma de fogo

No domingo, 18, a Polícia Militar de Santa Catarina...

OAB/SC abre inscrições para o maior evento jurídico de Santa Catarina

Uma análise aprofundada dos avanços trazidos pelo novo Código...

Produção de tilápias terá norma inédita de bem-estar animal

A produção de tilápias no Brasil alcançou o número...

Notícias Relacionadas