Vítor Wagner Abreu, morador de Urussanga, conquistou sete medalhas no campeonato oficial de cubo mágico realizado em Florianópolis – Floripa Open 2023 – neste fim de semana, dias 16 e 17 de dezembro. Além disso, ele recebeu medalha de prata e bateu o recorde catarinense de single, tempo único, resolvendo o cubo em 6,18 segundos, na modalidade mais importante que é o 3x3x3. O primeiro lugar ficou com Caio Sato que é o atual recordista sul-americano com um tempo único de 4,37 segundos.
Vitor conquistou a medalha de ouro na modalidade megaminx, um dodecaedro de 12 faces coloridas, na qual é o atual recordista brasileiro e está entre os 30 melhores competidores do mundo.
Ele também conquistou uma medalha de prata no skewb e quatro medalhas de bronze nas modalidades pyraminx, cubo 2x2x2, cubo 5x5x5 e Square-1.
É comum que os pais fiquem surpresos quando os filhos começam a se destacar no cubo mágico. Quando percebem o talento e interesse buscam oferecer condições para que consigam evoluir. Segundo Andrey Abreu, viajar para campeonatos é um custo caro e se não fossem os campeonatos de Criciúma, o filho não teria tido incentivo para evoluir tanto. “Quando ele começou, há 10 anos era difícil adquirir cubos bons. Tentamos elevar o nível dele, eu comprava cubos da China e o Vitor ia melhorando os tempos. Apesar da dedicação aos estudos, está cursando engenharia mecatrônica no IFSC, conseguiu treinar e bater dez recordes pessoais neste campeonato”, comentou Abreu.
Florianópolis sediou pela segunda vez um campeonato oficial de cubo mágico. O evento foi realizado na EBM Professora Erondina Medeiros Zeferino, no Bairro Ingleses do Rio Vermelho. Os delegados responsáveis serão Christian Fortunato de Sena (Indaial/SC) e Heron Sato (Curitiba/PR) e Lucas Ichiro Yunomae (São Paulo/SP). Os responsáveis pela organização foram Eliete Ananias dos Santos (São José/SC), Ana Lúcia Pintro (Criciúma/SC) e Michel Navarrina Moura (Florianópolis/SC)
A Associação Brasileira de Cubo Mágico – ABCM – e a Associação Mundial de Cubo Mágico – WCA – apoiam na organização dos campeonatos oficiais. A EBM Professora Erondina Medeiros Zeferino colaborou cedendo o auditório e o 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Criciúma patrocinou as despesas com a delegação e medalhas.
Ana Lúcia Pintro
Professora Matemática (Criciúma e Cocal do Sul)
Acadêmica de Jornalismo (SATC)