No dia 20 de maio (terça-feira), das 15 às 19 horas, a multinacional líder em micromobilidade urbana Whoosh, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, realizará mais uma edição da Blitz Educativa no centro de Florianópolis. A ação acontecerá na região central da capital e tem como objetivo conscientizar sobre o uso correto e seguro das patinetes elétricas. Atualmente, a cidade conta com mais de 1.300 patinetes da Whoosh espalhadas em diferentes pontos, alcançando bairros como Estreito, Coqueiros, Beira Mar, Agronômica, Trindade, Itacorubi, Jurerê, Canasvieiras e Lagoa da Conceição.
Em parceria com agentes da Prefeitura de Florianópolis, especialistas da Whoosh irão abordar quem estiver utilizando os veículos de forma inadequada, apresentando aos usuários das patinetes elétricas o modo correto de uso, e as consequências do não cumprimento das regras de uso e de trânsito pelo usuário, como a possibilidade de bloqueio da plataforma do serviço de micromobilidade. Entre as normas de utilização das patinetes estão:
🚫 É proibido o uso por menores de 18 anos
A utilização das patinetes Whoosh é exclusiva para maiores de idade. Essa é uma medida de segurança fundamental, alinhada às diretrizes de regulamentação municipal e federal.
🚷 Não é permitido transportar mais de uma pessoa
As patinetes foram projetadas para suportar uma única pessoa por vez. O uso compartilhado compromete a estabilidade e aumenta o risco de acidentes.
🛑 Respeite o trânsito e os pedestres
Circule com atenção, especialmente em áreas de grande fluxo. Siga as normas locais de circulação.
📱 Duas mãos no guidão
Assim como em outros veículos, é importante que as duas mãos sejam usadas na condução. Por isso, é importante que o usuário esteja sempre com as duas mãos no guidão da patinete.
🛴 Atenção às faixas de pedestre
Antes de atravessar, o usuário deve descer da patinete e empurrá-la ao seu lado. Atravessar a rua somente a pé e quando as luzes dos semáforos permitirem.
🖐🏻 Estacionamento virtual
A Whoosh indica em seu aplicativo os locais corretos para estacionar as patinetes. Posicione-as apenas nos pontos “P” indicados e atente-se para colocá-las de uma forma que não atrapalhe a circulação das demais pessoas. É proibido estacionar a patinete na entrada de garagens e em vagas regulamentadas para veículos específicos.
❌ Se beber não dirija
Álcool pode comprometer o reflexo dos usuários. Por isso, é proibida a condução das patinetes após o consumo.
🎧Nada de fones de ouvido
O uso de fones de ouvido durante a condução do modal compromete a atenção e pode causar acidentes
As normas de patinetes elétricas no Brasil são definidas pela Resolução CONTRAN nº 996, que estabelece que esses veículos precisam ter um limite de até 20km/h, podem circular em ciclovias, ciclofaixas e áreas de pedestres (com velocidade máxima de 6km/h), e em vias com velocidade máxima de 40 km/h.
“Nosso objetivo é promover uma convivência mais segura entre todos os modais de transporte. Os patinetes elétricos já fazem parte da mobilidade urbana e é fundamental que seu uso seja feito com responsabilidade e conhecimento das regras de trânsito”, afirma Araújo Gomes, secretário executivo de operações de mobilidade de Florianópolis.
Visando a conscientização dos usuários, a Whoosh, empresa de mobilidade melhor avaliada do país, trabalha junto às autoridades para promover um tráfego mais seguro. A companhia também promove Escolas de Direção, oferecendo treinos gratuitos para quem deseja aprender e se informar sobre esta forma de locomoção prática e sustentável. Cadu Souza, diretor de operações da Whoosh, explica que as Blitz Educativas são uma forma de reforçar um comportamento de respeito e cuidado no trânsito. “As patinetes elétricas são veículos de locomoção, e devem ser vistas como tal, por isso é necessário seguir as regras de trânsito para a segurança dos usuários e dos transeuntes ao redor”, explica Cadu.
Sobre a Whoosh
A Whoosh é uma empresa internacional de tecnologia que desenvolve e implementa de forma independente soluções de transporte de micromobilidade, por meio do uso de patinetes. A empresa que gerencia o serviço, também lançou uma escola de condução para garantir a segurança dos usuários. As patinetes da marca são equipadas com o seu próprio módulo Whoosh IoT (Internet of Things), que permite controlar totalmente o estado e as condições do veículo, incluindo bloqueio de velocidade e monitoramento de rotas. Os dados recebidos dos equipamentos permitem a criação de relatórios analíticos sobre micromobilidade, que podem ser de informação muito útil para as autoridades urbanas responsáveis pelo planeamento e desenvolvimento de políticas ambientais das cidades onde a Whoosh opera. Mais informações noLink
Informações à Imprensa | DezoitoCom PR
Camila Milani
[email protected]
11.99430.7980
Samara Ignacio
[email protected]
16. 99173.0963
Giulia Deker
[email protected]
11.96433.5006