Os fiéis da Diocese de Criciúma se preparam para vivenciar mais uma edição da tradicional Romaria e Festa em honra à Nossa Senhora de Caravaggio. Em sua 74ª edição, a programação religiosa já teve sua abertura oficial no dia 1º de maio, mas ganha maior relevância a partir do domingo, dia 18, com a Santa Missa e o rito de abertura da Porta da Misericórdia, também conhecida como Porta Santa, no Santuário Diocesano, em Nova Veneza.
O momento especial, que havia sido realizado pela última vez em 2015, por ocasião do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, será celebrado em consonância agora com o Jubileu Peregrinos da Esperança. A programação terá início às 8h com a Santa Missa presidida por Dom Jacinto Inacio Flach. Ao longo do dia, os fiéis poderão participar de outras quatro celebrações, marcadas para às 10h, 13h, 15h e 18 horas. Esta última contará com a concessão da Indulgência e o fechamento da Porta, concluindo o dia de profunda espiritualidade. Além das celebrações, o espaço será preparado e oferecerá aos romeiros almoço, café e lanches durante todo o dia.
“A Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio é mais do que um evento religioso; é uma expressão viva da fé do nosso povo, que atravessa gerações. Celebrar essa tradição com a abertura da Porta da Misericórdia é uma oportunidade única de renovar nossa esperança, de buscar o perdão e de nos aproximarmos mais de Deus, sob o olhar amoroso de Maria.”, evidencia o reitor do santuário, padre Joel Sávio.
A programação segue ao longo do mês com missas especiais destinadas a diferentes categorias profissionais e setores da sociedade, como metalúrgicos, comerciários, servidores públicos, civis e militares, fortalecendo os laços entre fé e comunidade.
O ponto alto do evento ocorre no domingo, dia 25 de maio, quando será realizada a tradicional romaria. A primeira missa será celebrada às 6h, seguida de outra às 8h. A transladação com a imagem partirá às 9h da Catedral São José, em Criciúma, rumo ao Santuário em Nova Veneza.
Dom Jacinto presidirá a Missa Solene em honra à padroeira às 10h. Durante a tarde, ainda estão previstas celebrações às 13h, 15h e 17h, acolhendo milhares de devotos. No dia seguinte, 26 de maio, data que marca a aparição de Nossa Senhora de Caravaggio, as homenagens acontecem nas missas das 9h, 15h e 19h30, sendo a última missa será rezada em língua italiana pelo padre Giliard Cesconetto Gava.
“Este é um tempo especial de graça, em que cada passo dado rumo ao Santuário Diocesano é um gesto de fé e confiança em Nossa Senhora. Que todos os que aqui chegarem sintam-se acolhidos, fortalecidos e renovados em seu caminho com Deus”, destaca padre Joel.
Colaboração: Tiago Clezar
Setor de Comunicação
Diocese de Criciúma