Em comemoração aos 22 anos da Associação Beneficente Casa da União Estrela da Manhã, completados neste sábado, dia 19 de abril, a diretoria da entidade lançou o programa Viva Bem em Santa Catarina. A cerimônia foi realizada em Imaruí e contou com a presença de aproximadamente 50 sócios, que assistiram à palestra “Prevenção aos males causados pelo consumo do álcool”, conduzida por Rael Vieira.
Conforme a presidente da Casa da União, Rosemari de Oliveira Duarte, o Viva Bem é um programa nacional, e o planejamento era lançá-lo em Santa Catarina ainda em 2024, mas, em função dos acontecimentos no Rio Grande do Sul, foi necessário adiar. “Nós trabalhamos e nos envolvemos muito em colaborar com as pessoas necessitadas. Encaminhamos quase 16 toneladas de roupas, calçados, alimentos, e por isso foi necessário postergar”, justificou a presidente.
Ela ainda fez um balanço das ações da entidade, e logo em seguida anunciou o lançamento do programa, fazendo a entrega da coordenação à vice-presidente de Imaruí, Ana Luiza Júlio, que terá como adjunto Rael Vieira. A palestra, que abordou com dados científicos os impactos do uso de álcool e a importância de ações preventivas, tem previsão de ser realizada em outras cidades de Santa Catarina.
Conforme a, recém empossada, coordenadora do programa, Ana Luiza, o projeto tem grande potencial, ainda difícil de mensurar. “É um braço que vem trazer benefícios para toda a comunidade. Esse projeto vem com o intuito de fazer prevenção da melhor forma possível, seja nas escolas, clubes sociais, onde estiverem as pessoas, nós podemos chegar e falar de algo que atinge a todos”, definiu.
Na sequência, os participantes ainda vivenciaram um momento de interação, leveza e reconexão com a prática do exercício “Cultivo da energia vital”, conduzido por Cláudia Moisés.
22 anos
Com mais de 700 sócios em Santa Catarina, a Casa da União Estrela da Manhã atua com doações de alimentos, cuidados com a saúde e assistência social. No estado, foram realizadas ações de auxílio a aldeias indígenas, ONGs, hospitais, além da doação de agasalhos e cobertores, incluindo também o apoio à própria irmandade necessitada.
A atual diretoria destaca que vem buscando fortalecer a organização de forma descentralizada, com vice-presidentes atuando em todas as regiões do estado. Entre as iniciativas que fazem parte da rotina da entidade estão os bazares beneficentes, que ajudam a enfrentar o frio rigoroso do inverno, com a distribuição de cobertores e roupas.
Histórico
A Casa da União Estrela da Manhã surgiu em 2003, em Florianópolis, com atuação em toda a região. Em 2009, agregou os sócios da região de Tijucas e, em 2017, expandiu-se para Joaçaba, Balneário Rincão, São Joaquim, Imaruí e Massaranduba, ampliando sua presença por várias regiões de Santa Catarina.
Pauta: Antonio Rozeng