A Polícia Civil apura a autoria de uma pichação com uma suástica e outras frases feitas nos fundos da creche municipal Diamantina Bertolina da Conceição, localizada no bairro Rio Tavares, em Florianópolis. O caso ocorreu na madrugada do dia 26 de março, mas só ganhou repercussão nesta semana, após pais de alunos denunciarem a situação.
As pichações atingiram o muro interno da creche, um brinquedo do parquinho e uma lixeira instalada na parte externa do prédio, próxima à Rodovia Antônio Luiz Moura Gonzaga, nos fundos da Capela São Luís Gonzaga, conhecida como Igreja de Pedra. Entre os símbolos pichados está a suástica nazista, o que gerou indignação e medo entre os responsáveis pelas crianças.
“Não foi uma simples pichação. Tinha conteúdo nazista e religioso também. Isso nos deixa inseguros, fragilizados”, relatou Gabriela Góes, mãe de uma das alunas da creche.
Em resposta, a prefeitura informou que imagens de câmeras do sistema de monitoramento municipal, o Projeto Sentinela, foram encaminhadas à Polícia Civil. A Guarda Municipal também intensificou as rondas na região.
O delegado regional da Capital, Pedro Mendes, confirmou que o caso está sendo investigado pela 10ª Delegacia de Polícia, mas não forneceu mais detalhes sobre as diligências em andamento.
A ocorrência foi registrada pela direção da unidade e repassada às autoridades logo após o episódio. Segundo o município, todos os esforços estão sendo feitos para garantir a segurança da comunidade escolar.
Fonte: HC