Saque e Pague reforça a segurança em terminais de autoatendimento

Medidas garantem transações mais seguras aos clientes e reduzem os ataques físicos e cibernéticos.

A Saque e Pague, plataforma que facilita e democratiza o acesso das pessoas a soluções financeiras por meio da tecnologia, alcançou a marca de 90% na redução de ataques físicos em seus terminais nos últimos quatro anos. A companhia tem realizado investimentos significativos em segurança patrimonial, adotando soluções avançadas para ampliar a proteção e eficiência nas transações dos clientes.

Desde 2021, este número caiu para cerca de cinco tentativas por ano. Essa redução acompanha o mercado, que entre 2020 e 2022, segundo dados da Febraban, teve 56,7% a menos de ataque a caixas eletrônicos no Brasil.

“Estudamos os melhores métodos de segurança para proteger os nossos terminais. Adotamos avançadas metodologias tecnológicas que tornam nossos sistemas mais seguros em múltiplas camadas, assegurando a integridade dos fluxos transacionais e implementando diversos controles de segurança. Hoje, contamos com uma equipe dedicada, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para verificação e monitoramento contínuo. Em caso de alerta de incidente, um protocolo imediato é acionado para mitigar riscos”, explica Paulo César Pinheiro, CEO da Saque e Pague.

Além dos ataques aos terminais de autoatendimento, as tentativas de golpes mais comuns registrados pela companhia são ciberataques, circulação de cédulas falsificadas e transações fraudulentas. “Garantimos a integridade física dos nossos ATMs, mas precisamos garantir a segurança de todo o processo das transações, desde as ações físicas até as movimentações digitais. Investimos anualmente em soluções que entregam aos clientes, varejistas e público final, uma experiência positiva”, comenta o CEO.

A Saque e Pague é aprovada e certificada pelo PCI Data Security Standard (PCI-DSS), fórum aberto global para o contínuo desenvolvimento, aprimoramento, armazenamento, disseminação e implementação de padrões de segurança para a proteção de números de cartão. A companhia atende aos 12 requisitos obrigatórios do PCI Security Standards Council com outros 251 sub-requisitos.

Segurança Digital

Segundo a Febraban, os golpes via Pix tiveram um aumento significativo em 2024, com prejuízos de R$ 2,7 bilhões, um crescimento de 43% nas transações fraudulentas. Os investimentos da Saque e Pague refletem também no ambiente virtual e nas operações em seus terminais. Com a chegada do Pix, em 2020, a empresa adotou uma série de medidas para minimizar ameaças e evitar problemas com a ferramenta, como o monitoramento contínuo das transações, a implementação de tecnologias de segurança avançadas, autenticação multifatorial e criptografia de dados, além de protocolos de prevenção contra fraudes em tempo real.

“Investimos no suporte e orientação aos clientes, promovendo a conscientização sobre como realizar transações seguras e evitar situações que possam gerar riscos. Nossa equipe de segurança está em constante vigilância para detectar e mitigar qualquer atividade suspeita. Essas ações contribuem para proteger os clientes e garantir a integridade das transações realizadas via Pix”, finaliza Paulo César Pinheiro.

Sobre a Saque e Pague

Criada em 2010, a Saque e Pague é uma plataforma que facilita e democratiza o acesso das pessoas a soluções financeiras por meio da tecnologia. A empresa possui uma rede de autoatendimento que transformou o fluxo do dinheiro no Brasil ao permitir a circulação de valores, de forma descomplicada, no mundo físico e digital. Foi protagonista ao trazer para o País a tecnologia de reciclagem de cédulas, que faz com que o dinheiro circule de forma mais sustentável.

São diferentes soluções, inovadoras e pioneiras, focadas no varejo, em instituições financeiras e em pessoas físicas – mesmo as não bancarizadas, o que possibilita a inclusão de forma democrática à parte essencial do sistema financeiro. Hoje, a empresa está presente em mais de 500 cidades por todo o País, sendo que, em mais de 50 delas, a rede é a única opção de autoatendimento. São cerca de 3 mil pontos de atendimento. Além disso, a empresa tem expandido suas operações no exterior, levando a sua expertise e tecnologia no gerenciamento do dinheiro. Além disso, a empresa tem expandido suas operações no exterior, levando a sua expertise e tecnologia no gerenciamento do dinheiro. Além do Brasil, a Saque e Pague possui mais de 180 pontos no México e na Colômbia.

 

CDI Comunicação

Thiago Rodrigues – [email protected]

Brenda Novaes – [email protected]

Últimas notícias

Mais de oito mil casos de síndromes respiratórias

O frio chegou com força e, com ele, o...

Obras de Willy Zumblick passam por higienização

Durante os últimos 45 dias, sete obras do Museu...

Árbitro Orleanense participa da equipe de arbitragem em um jogo de voleibol internacional

Em Criciúma, Seleção Brasileira de novos de vôlei vence...

Notícias Relacionadas