Em dois meses, cidade tem registro de três escorpiões

Animais foram encontrados em janeiro e fevereiro em Braço do Norte.

Três escorpiões foram encontrados nos primeiros dois meses deste ano em Braço do Norte. O primeiro registro aconteceu no dia 5 de janeiro, quando uma pessoa foi picada pelo animal na comunidade de São Maurício – a vítima está bem e não precisou de soroterapia. Os outros dois registros ocorreram na última semana, quando dois escorpiões foram encontrados em uma empresa no bairro Santa Luzia, sem vítimas.

Nestes dois últimos casos, uma amostra foi coletada e encaminhada para a Regional de Saúde. A Vigilância Epidemiológica foi até o local do ocorrido para fazer uma inspeção para encontrar mais escorpiões e orientar e conscientizar as pessoas. A intervenção para o controle de escorpiões consiste na busca ativa em todo o local visando à captura dos mesmos, conhecimento e manejo dos ambientes propícios à ocorrência e proliferação desses animais.

Espécies   

O escorpião encontrado em janeiro era do gênero Tytus serrulatus, mais conhecido como escorpião-amarelo. Esta espécie pode medir até sete centímetros e tem o veneno de maior gravidade. Em Santa Catarina, os acidentes graves acontecem com maior frequência por esta espécie, principalmente nos períodos de calor e chuvas, quando os animais peçonhentos ficam mais ativos.

Já a espécie dos escorpiões encontrados na última semana ainda não foi identificada e está em análise na Regional de Saúde.

Últimas notícias

Gravatal conta variedades de opções de hospedagem, águas termais até pousadas

Gravatal, é conhecida pelas águas termais e pelo turismo...

Romaria de Caravaggio chega à 74ª edição com abertura da Porta da Misericórdia

Os fiéis da Diocese de Criciúma se preparam para...

Homem é socorrido pelo Saer após receber múltiplas picadas de marimbondo

A aeronave da Polícia Civil, tripulada pelos policiais do...

Limpeza mal feita causa doenças; saiba como evitar

A limpeza feita sem os devidos cuidados pode espalhar...

Notícias Relacionadas