Congestionamento, filas e fiscalização são registradas

Problema foi registrado na praça de pedágio da BR-101, em Laguna.

As filas nas praças de pedágio da BR-101 Sul foram novamente notícia na região. O problema tem se tornado corriqueiro e frequente.

No início do ano, o registro foi em Jaguaruna. Nesta semana, foi a vez de Laguna. Por conta da situação, muitos motoristas perderem compromissos e relataram ficar mais de 30 minutos nas filas para poder passar na cancela da empresa CCR ViaCosteira.

Após denúncias, uma força-tarefa no local foi montada. Procon e Guarda Municipal de Laguna realizaram uma ação de fiscalização e orientação após receberem informações de usuários que estariam na fila há mais de 10 minutos.

O vice-prefeito da cidade, Leandro Bento, também esteve no local e conversou com o responsável pela cancela para repassar as orientações sobre a liberação de veículos quando houver formação de filas de até 200 metros ou tempo de espera de 10 minutos.

“A gente veio até aqui após recebermos diversas denúncias de filas quilométricas no pedágio. Aqui presente, constatamos mais de 1 km de fila e, por conta disso, procedemos com as devidas notificações. Vamos continuar fiscalizando para que essas filas não se tornem rotina”, disse o vice-prefeito.

Liberação

Aos membros da força-tarefa, o representante da CCR ViaCosteira informou que, naquele momento, já estavam orientados sobre a liberação em caso de descumprimento do contrato firmado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor deve entrar em contato com o Procon através do telefone (48) 3646-0833.

Deputados manifestam indignação sobre o caso

Diante da situação, deputados do Sul se manifestaram. Um deles foi o lagunense deputado estadual Sérgio Guimarães. Ele também participou in loco da ação de fiscalização e orientação.

“É uma vergonha o que estão fazendo com o povo e ninguém diz nada, mas não vou me calar sobre esse desrespeito com quem já paga muito para usar a BR 101”, enfatizou o deputado.

O congestionamento teria sido causado por uma obra, feita pela própria concessionária.

Já o deputado Pepê Collaço enviou ofício à CCR ViaCosteira com questionamentos e aguarda respostas da concessionária.

“Observamos que tais congestionamentos têm se formado não em virtude de acidentes ou situações emergenciais, mas pela aparente insuficiência de cabines em operação para atender a demanda de veículos. Essa situação tem causado grandes transtornos aos usuários, com extensas filas e atrasos que impactam diretamente o transporte de pessoas e mercadorias, gerando prejuízos econômicos e sociais, além de comprometer a qualidade do serviço de concessão rodoviária”, justifica o deputado no documento.

Entre os questionamentos feitos, estão quais medidas estão sendo tomadas para evitar os congestionamentos, se existe previsão de ampliação ou otimização do atendimento nas cabines, especialmente em horários de maior fluxo, e quais são as diretrizes da concessionária para garantir o cumprimento das obrigações contratuais no que se refere à fluidez do tráfego.

Fonte: Diário do Sul

Últimas notícias

Indústria cresce 7,7% em SC e lidera ranking de estados

A produção industrial de Santa Catarina em 2024 registrou...

Fim de semana com música, esporte, escolha da Garota da Praia e teatro para todas as idades

O município de Balneário Arroio do Silva se prepara...

Criciúma perde a invencibilidade no estadual

O Criciúma perdeu a invencibilidade na disputa do Campeonato...

Idosa que matou esposo e sacou valores da conta dele é condenada pelo Tribunal do Júri em Jaguaruna

Uma mulher de 70 anos foi condenada pelo Tribunal...

Lotérica Orleans informa: Mega-Sena acumula novamente e prêmio está estimado em R$ 53 milhões

A Lotérica Orleans informa que o concurso 2.827 da...

Notícias Relacionadas