Balneário Camboriú reduz imposto sobre imóveis e aquece mercado imobiliário

A cidade, que já é referência no mercado de luxo, pode ver um aumento no volume de escrituras e transações imobiliárias nesse período.

A redução do ITBI de 3% para 2% em Balneário Camboriú, válida entre 10 de fevereiro e 30 de abril de 2025, deve impulsionar o volume de escrituras e movimentar o mercado imobiliário da cidade, que há quase três anos lidera o ranking do metro quadrado mais valorizado do Brasil. Com a expectativa de aumento de 30% na arrecadação, a medida pode atrair mais investidores e gerar impacto positivo na economia local, favorecendo setores como infraestrutura, segurança e saneamento.

Balneário Camboriú (SC) aprovou a redução da alíquota do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) de 3% para 2%, com pagamento único, no período entre 10 de fevereiro e 30 de abril de 2025. A medida visa incentivar a regularização de imóveis e aquecer o mercado imobiliário na cidade que, há quase três anos, tem o metro quadrado mais valorizado do Brasil e abriga sete dos dez arranha-céus mais altos do país. No mesmo período de 2024, o município arrecadou R$ 34,5 milhões com o imposto e a expectativa é que, com a redução, a arrecadação aumente em 30%, chegando a quase R$ 45 milhões.

Bruno Cassola, especialista em mercado imobiliário de alto padrão, destaca que a iniciativa beneficia tanto os compradores quanto os cofres públicos. “Esse desconto é muito bom porque incentiva o proprietário a escriturar o imóvel. Muitas pessoas que compram de construtoras acabam adiando esse processo e, com a redução da alíquota, têm um estímulo financeiro significativo, especialmente em transações milionárias. O município também se beneficia, pois arrecada mais e, com isso, pode investir em segurança, infraestrutura e saneamento. Além disso, o mercado imobiliário como um todo se movimenta, gerando mais oportunidades para corretores e investidores”.

A cidade, que já é referência no mercado de luxo, pode ver um aumento no volume de escrituras e transações imobiliárias nesse período, aproveitando a janela curta de desconto. Com um cenário imobiliário aquecido e o ITBI mais acessível, Balneário Camboriú reforça sua posição como um dos destinos mais desejados para investimentos imobiliários no Brasil. A expectativa é que a medida também estimule a atração de novos investidores, que frequentemente consideram os custos com tributos e cartório ao decidir por uma aquisição.

Sobre o Bruno Cassola
Já foi eleito campeão em vendas, premiado 10 vezes pelas renomadas construtoras FG e Embraed em Balneário Camboriú, sendo considerado uma autoridade em vendas de apartamentos de alto padrão na cidade. É empresário, administrador de empresas e corretor de imóveis especializado em ativos de alta rentabilidade. Atua há 17 anos no ramo imobiliário, especializado em imóveis de alto padrão em Balneário Camboriú, considerado o metro quadrado mais valorizado do Brasil. Possui registro no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI), Conselho Regional de Administração (CRA) e no Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis (CNAI).

 

Mais informações: https://www.brunocassola.com.br/

Últimas notícias

Escritora Edla Zim lança hoje à noite o 7° livro

“O que você quer ser quando crescer?”. Essa é...

Indústria cresce 7,7% em SC e lidera ranking de estados

A produção industrial de Santa Catarina em 2024 registrou...

Fim de semana com música, esporte, escolha da Garota da Praia e teatro para todas as idades

O município de Balneário Arroio do Silva se prepara...

Criciúma perde a invencibilidade no estadual

O Criciúma perdeu a invencibilidade na disputa do Campeonato...

Idosa que matou esposo e sacou valores da conta dele é condenada pelo Tribunal do Júri em Jaguaruna

Uma mulher de 70 anos foi condenada pelo Tribunal...

Notícias Relacionadas