Secretaria do Meio Ambiente orienta sobre cuidados com os animais de rua e pets durante o calor intenso

As altas temperaturas podem ser prejudiciais para animais de rua e também para os pets que vivem em ambientes domésticos, tornando essencial a adoção de medidas preventivas.

A Diretoria de Bem-Estar Animal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) emitiu um alerta sobre a necessidade de cuidados especiais com os animais, durante os próximos dias, devido ao calor intenso que deve afetar o estado.

“O calor excessivo pode causar desidratação, exaustão e até mesmo o golpe de calor, condição potencialmente fatal, especialmente para animais em situação de rua, que não têm acesso fácil a água fresca ou abrigo adequado. Os animais, por sua vez, também estão vulneráveis, especialmente aqueles que vivem em ambientes sem ventilação adequada, como carros estacionados ou espaços muito quentes”, reforça a diretora de Bem-estar animal da Semae, Fabricia Costa.

Entre as recomendações da Secretaria, estão:

  • Fornecer água fresca e limpa em intervalos regulares para animais de rua e pets;
  • Evitar passeios durante os horários mais quentes do dia, como entre 10h e 16h, para prevenir o superaquecimento;
  • Garantir sombra e ventilação adequada para os animais de estimação, principalmente os de raças braquicefálicas (como bulldogs e pugs), que têm mais dificuldade em regular a temperatura corporal;
  • Nunca deixar um animal dentro de um carro fechado, mesmo que por pouco tempo, pois a temperatura interna pode se elevar rapidamente a níveis perigosos.

A Semae reforça a importância de pequenos gestos da população, como oferecer água a animais em situação de rua, que podem ser vitais para o bem-estar deles.

Além disso, a Secretaria orienta que, ao perceber qualquer sinal de sofrimento, como ofegação excessiva, fraqueza ou desorientação, o responsável pelo animal busque atendimento veterinário imediato.

Não esquecendo que situações de maus-tratos, como animais em sacadas, acorrentados, ou presos dentro de veículos, a Polícia Militar deve ser acionada com urgência pelo 190.

Já com relação animais nas praias, atualmente é proibido por lei. Portanto, a orientação é passear em locais públicos arborizados onde seja permitida a circulação de pets.

A Secretaria também destaca que o cuidado com os animais é uma responsabilidade coletiva, e que atitudes simples podem contribuir para um verão mais seguro e confortável para nossos amigos de quatro patas.

* Com informações da Agência de Notícias de Santa Catarina

Últimas notícias

Terapia contra câncer leva 5 pacientes com lúpus à remissão e devolve sonhos: “minha vida mudou”

Que notícia boa! Uma terapia já conhecida contra o...

Holanda troca bitucas por comida e busca 1 milhão para móveis urbanos

Mais de 500 mil bitucas deixaram ruas, praças e...

Anvisa aprova remédio contra ondas de calor da menopausa sem uso de hormônios

A Anvisa aprovou um novo remédio para tratar as...

Nota Fiscal Paulista transforma créditos em apoio ao resgate de animais em São Paulo

Consumidores podem transformar parte dos créditos da Nota Fiscal Paulista em...

Notícias Relacionadas