Pesquisa revela que mais de 80% das mulheres se queixam de dores e fadiga nas pernas ao praticar corrida de rua

Dados apurados pela SIGVARIS GROUP com mais de 400 atletas mostram que a idade também é outro fator que influencia no surgimento de sintomas como inchaço.

O cansaço e a fadiga são sensações recorrentes para os corredores de rua, principalmente para as mulheres. Cerca de 82% do público feminino se queixa de dores ou cansaço nas pernas após a atividade física. Entre os homens, a fatia é um pouco menor, 72%. Os dados são de uma pesquisa interna realizada em 2024 pelo departamento de Marketing da SIGVARIS GROUP, empresa especializada em soluções de compressão médica inovadoras e de alta qualidade, com uma amostra de 400 consumidores da sua base do e-commerce, considerando margem de erro de ±3% e nível de confiança de 95%.

O estudo também revela que quase metade das mulheres (49%) sentem dores nas pernas após uma corrida. Entre os homens, esse sintoma aparece em cerca de um terço da amostra (32%).

Além do gênero, a idade é outro fator importante para verificar o aumento dos sintomas de cansaço e fadiga. Enquanto 67% dos corredores de 18 a 24 anos enfrentam essa situação, a proporção cresce com o avanço da idade. O grupo com faixa etária entre 25 e 34 anos representa 72%. Já aqueles entre 35 a 40 anos são 79% e os atletas com 50 anos ou mais alcançam 82% das queixas.

Questões hormonais e degeneração muscular interferem

A médica Allana Tobita, cirurgiã vascular membro da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular) explica que “existe uma predisposição maior nas mulheres, principalmente porque o hormônio feminino é o responsável por vasodilatar a parede das veias. Esse processo cria uma resistência maior ao fluxo sanguíneo, gerando inchaços, fadiga e dores”.

Já em relação à faixa etária, a Dra. Allana explica que “com o passar do tempo, aumenta o risco de degeneração vascular, tanto na parede arterial quanto venosa. Elas ficam mais suscetíveis e mais frágeis a longo prazo. Por isso, os idosos têm muito mais fragilidade capilar do que os jovens”.

Ainda segundo a especialista, “a corrida é uma prática bastante recomendada para manter o corpo saudável, mas é importante também manter um ritmo leve, ter uma alimentação variada, hidratar-se bem, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o fumo. Deve-se ainda buscar orientação médica nos casos em que os sintomas são muito frequentes. Outra dica é usar acessórios que possam auxiliar na prática esportiva, como tênis e meias de compressão”, detalha.

Meias de compressão

A pesquisa mostra ainda que 59% dos corredores afirmam já ter experimentado o uso de meias de compressão para a prática esportiva. Desse total, 48% são homens e 34% são mulheres. A compressão pode ser aplicada às mais diversas necessidades na área da saúde, inclusive no esporte. Um dos exemplos de produtos próprios específicos é a Linha UP, da SIGVARIS GROUP, com meias e canelitos de compressão graduada voltados especialmente para quem gosta de correr.

De forma preventiva, a meia de compressão esportiva oferece resistência aprimorada, desempenho e auxilia na recuperação pós-atividade física. Ela diminui a vibração muscular, auxilia a circulação sanguínea, otimiza o movimento e diminui a formação de ácido lático. Como consequência, há a diminuição de câimbras, dores musculares e fadiga.

Fonte: Pesquisa interna SIGVARIS GROUP, 2024.

Sobre a SIGVARIS GROUP

A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.

 

Outras informações

Site SIGVARIS GROUP BRASIL

Programa Sig+

FACEBOOK

INSTAGRAM

LINKEDIN

YOUTUBE

Informações para a imprensa

CDI Comunicação

Diego Andrade – [email protected] – (11) 96749-5818

André Guerra – [email protected] – (11) 99674-7758

Jorge Valério – [email protected] – (11) 99822-9013

Últimas notícias

IÇARA | Racli Limpeza Urbana promove ação especial de Natal no dia 23

A magia do Natal, o encanto característico desta época...

Polícia Civil de Urussanga prende suspeito por tráfico de drogas

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da...

Aconteceu mais uma Sessão da Câmara de Vereadores de Orleans nesta segunda dia 15

Os vereadores de Orleans se reuniram nesta segunda dia...

Murilo Hoffmann comandará Legislativo Orleanense em 2026

Os vereadores de Orleans elegeram na noite desta segunda-feira,...

Faleceu aos 78 anos a Sra. Valdeli Ricardo Baggio conhecida por “Valda”

Faleceu ontem dia (15) no hospital de Criciúma aos...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas