Argentinos são 22% dos turistas em SC, aponta pesquisa da Fecomércio

Em relação ao total de estrangeiros em terras catarinenses, a fatia de argentinos é ainda maior: 81%.

Dados levantados pela Fecomércio SC demonstram aquilo que é possível perceber nas praias, ruas, lojas, bares, restaurantes e supermercados: os argentinos invadiram o litoral de Santa Catarina neste verão. Os hermanos representam 22% dos turistas que visitaram os balneários catarinenses nas duas primeiras semanas do ano. O número mais que dobrou em relação à temporada passada, quando eles eram 10%. Os dados fazem parte da Pesquisa de Verão realizada pela Fecomércio SC.

Em relação ao total de estrangeiros em terras catarinenses, a fatia de argentinos é ainda maior: 81%. Os outros 19% são ocupados por uruguaios, chilenos, paraguaios, portugueses e norte-americanos. O principal responsável pela invasão estrangeira é o câmbio. Com a desvalorização de 27% da moeda brasileira em 2024, ficou mais atrativo para os argentinos passar as férias por aqui. Além disso, os argentinos também estão lidando com uma escalada dos preços frente ao dólar, o que faz com que veranear no litoral de Santa Catarina seja mais barato do que em cidades como Mar del Plata, por exemplo.

Para o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, outro dado importante é o aumento do gasto médio dos turistas estrangeiros. Nesta temporada, a alta é de 37% em relação ao mesmo período de 2024, saltando de R$ 8.416 para R$ 11.532.

“Os argentinos voltaram com tudo. Essa temporada está lembrando os anos 1990, quando havia a paridade entre o peso e o dólar, o que fazia com que eles tivessem grande poder de compra e lotassem todos os anos o nosso litoral”, afirma.

Aumento do número de voos

Também contribuiu para esse movimento o crescimento da malha aeroviária. Apenas no aeroporto de Florianópolis, a concessionária responsável anunciou um aumento de 63% nos voos para essa temporada. Além disso, dois novos destinos internacionais passaram a ter ligação direta com a capital catarinense em 2024: Portugal e Panamá, de onde é possível fazer escala para destinos nos Estados Unidos e no Caribe.

“Embora a maioria dos estrangeiros siga chegando pela via rodoviária, esse crescimento dos voos foi bastante importante. Hoje, durante a temporada, nós temos ligação direta com nove cidades de sete países diferentes”, celebra Dagnoni.

Os voos internacionais com chegada e partida de Florianópolis são para as cidades Buenos Aires, Rosario, Córdoba, Santiago, Montevidéu, Assunção, Lima, Lisboa e Panamá.

Ewaldo Willerding Neto

OCP NEWS

Últimas notícias

Tubarão estreia na 18ª edição do Parajasc

Tubarão está oficialmente na disputa da 18ª edição dos Jogos...

Judô de Tubarão retorna às competições com pódio no campeonato regional

A Associação de Judô do Sul de Santa Catarina,...

Homem é preso por agredir companheira na frente das filhas em Forquilhinha

Um homem de 21 anos foi preso por violência...

Homem é esfaqueado pelo próprio primo em bar

Um homem foi esfaqueado em Braço do Norte. Segundo a...

Doenças respiratórias segue como desafio crescente para a saúde pública

No próximo dia 25, é o Dia Mundial do...

Notícias Relacionadas