Romance sobre Santo Antônio será lançado por historiador italiano em Laguna

De acordo com o autor, "não se trata de um livro biográfico e está muito longe de descrever o santo taumaturgo da tradição e devoção tradicionais. Mostra a força de um homem que se move entre eventos pessoais complexos e escolhas difíceis, guerras e interesses políticos, disputas teológicas e prelados corruptos, defesa dos pobres e de combate ao desgaste da igreja e à arrogância".

Um romance que resgata a história de Santo Antônio vai ter lançamento em fevereiro em Laguna. A obra é assinada pelo historiador italiano Nicola Vegro e será editado em português pela Editora Mensageira, pertencente à Basílica de Padova (Itália), onde está o corpo do santo casamenteiro e padroeiro de Laguna.

Vegro trabalhou na obra a partir de um conselho ouvido do frade conventual Virgílio Gamboso, maior pesquisador sobre a figura de Santo Antônio. Ele orientou que “os milagres ficassem de lado e que pensasse no homem”. Assim, o livro Antônio secreto promete redescobrir o homem por detrás da figura, e sua capacidade real e historicamente documentada de dialogar com seu tempo.

De acordo com o autor, “não se trata de um livro biográfico e está muito longe de descrever o santo taumaturgo da tradição e devoção tradicionais. Mostra a força de um homem que se move entre eventos pessoais complexos e escolhas difíceis, guerras e interesses políticos, disputas teológicas e prelados corruptos, defesa dos pobres e de combate ao desgaste da igreja e à arrogância”.

O livro promete resgatar os compromissos pastoral, civil, social e caritativo do homem Antônio e vai destacar o Estatuto de Santo Antônio, de 1231, preservado na Biblioteca Cívica de Padova. Ali o historiador pôde resgatar informações, como a intervenção política do Santo para exigir do município de Padova a revisão das penalidades impostas aos devedores insolventes.

A vinda de Vegro à cidade de Laguna será acompanhada de uma comitiva de italianos que ficará dois dias na cidade para conhecer a história de Anita Garibaldi e celebrar convênios. O grupo é liderado pelo ex-governador provincial de Belluno, Oscar De Bona, e inclui nomes como Sílvia Calligaro, prefeita de Vigo di Cadore e vice-governadora de Belluno; do industrial Giorgio Vitalba, de Bressanone; entre outras autoridades empresariais e políticas do país europeu.

Em Laguna, o lançamento será realizado em 15 de fevereiro, às 19h, no Clube Blondin, numa promoção do instituto CulturAnita, Paróquia Santo Antônio dos Anjos de Laguna e Academia de Letras do Brasil e de Santa Catarina.

Agora Laguna

Últimas notícias

Floripa além de festas e praia: hostel promove passeios para fugir do óbvio

Barra da Lagoa, um distrito na ilha de Florianópolis,...

Concerto de Gala do 20º FEMUSC tem regência da primeira maestra profissional do país

Nesta quinta-feira (23), acontece a tradicional Noite de Gala...

Inscrições para bolsas de estudos do Governo Federal iniciam na sexta-feira (24/01) no Unibave

Os interessados em participar do processo seletivo do primeiro...

Hercílio Luz encara o Marcílio Dias hoje

O Hercílio Luz volta a jogar pelo Campeonato Catarinense...

Empresário é preso acusado de golpe milionário

Duas pessoas, entre elas um empresário, foram presas temporariamente...

Notícias Relacionadas