Orgulho e afeto em EP de estreia da Sofia Oliver

Cantora e compositora de Niterói (RJ) mistura MPB e o pop em canções tropicais

Os afetos e as vivências de uma mulher lésbica são refletidas em “Afeto”, EP de estreia da cantora e compositora Sofia Oliver, de Niterói (RJ). O trabalho conta com as faixas “Aquarela”, “Bagunçar” e “Camisa”, lançadas anteriormente como singles e que evocam o processo emocional que a artista passou durante a produção das músicas. O disco é um lançamento independente e já se encontra disponível nas principais plataformas de música.

Ouça o EP “Afeto”: onerpm.link/sofia_afeto

Assista ao clipe “Camisa”: https://www.youtube.com/watch?v=XZhD9G7tmNw

“É meu primeiro EP, meu primeiro projeto, que traz músicas 100% escritas por mim. Além disso, traz três faixas com sonoridades distintas, mas que conversam entre si e que exploram elementos de diferentes estilos nos arranjos. Este é um grande passo na minha carreira que vem para apresentar a Sofia ao mundo: uma Sofia que sabe o que quer, que tem orgulho de quem é e que agora veio pra ficar. É o início de um novo ciclo na minha carreira e já tenho planos para o futuro.”, antecipa.

O projeto de lançamento já existia há alguns anos, sendo um sonho de Sofia Oliver que somente pôde ser realizado em 2023.

“Inicialmente não estava claro para mim que o nome do EP seria ‘Afeto’, mas à medida que avançávamos na produção das músicas, a palavra afeto me vinha à mente frequentemente. Além disso, desde que eu comecei a compor, eu tomei consciência de que minhas composições são a minha forma de impactar o mundo e que, na minha vida, eu buscaria sempre tentar afetar as pessoas através do afeto. Inclusive, isso é uma ideia que eu carrego como lema de vida e não apenas na minha trajetória como artista.”, detalha Sofia.

Durante o processo de criação do EP, Sofia perdeu a sua sogra, uma das maiores apoiadoras de sua carreira na música. Naturalmente, o compacto trouxe um importante simbolismo para a artista e a sua namorada.

“Esse projeto tem um peso simbólico para mim porque ele nasceu quase como um respiro num momento de dor para mim e minha namorada. Pessoalmente, colocar esse EP no mundo é também uma forma de seguir em frente acreditando no meu sonho não só por mim, mas por ela, que sempre esteve ali acreditando em mim.”, desabafa a cantora.

Conheça Sofia Oliver

A criação artística sempre esteve na vida de Sofia Oliver. Desde os oito anos de idade já compunha, chegando a ser premiada com a sua primeira canção. Aos 14 anos, ganhou um violão usado e desde então utiliza a música como uma forma de se comunicar com o mundo. No ano seguinte, após anos tocando nas igrejas do bairro, começou a se apresentar em shows de talentos e eventos com a banda que formou no Ensino Médio.

Aos 18 anos, foi a vez de colocar a cara no mundo e iniciar a vida profissional na música: participou de concursos de composição, começou a compor sob encomenda e apresentar-se em bares e eventos particulares ao lado do grupo musical “Nós em sete”. Em 2019, lançou o primeiro single autoral, “Mundo pra dois” e, em 2021, ganhou destaque no TikTok após participar de um concurso de composição na plataforma, no qual foi um dos três ganhadores e assinou a composição da música “Piscadinha”, da cantora Erikka, em conjunto com Ruxell, Erikka, Pablo Bispo e Sergio Santos.

Entre as principais influências de Sofia Oliver estão nomes da MPB e do pop brasileiro, como Melim, Anavitória, Carol Biazin, Vitão, Vitor Kley e Ana Gabriela. Embora em seu cotidiano também ouça músicas do sertanejo, rap, funk e rock.

“Gosto de experimentar música de diferentes formas e na minha vivência acabo ouvindo os mais variados estilos, o que eu acredito que acaba influenciando minhas criações e a minha identidade artística. Eu tenho buscado explorar novas sonoridades e brincar mais com elementos de diferentes gêneros musicais. Isso está presente na minha música ‘Camisa’, que em breve vai ganhar clipe, e eu espero poder trazer nas próximas produções também.”, finaliza Sofia.

O EP “Afeto” traz produção musical de Ricardo Rodrigues e Zé Henrique, com gravação, mixagem e masterização por Ricardo, no Estúdio Bazuca. Participam também os músicos Heitor Lima (gravação de bateria), Zé Henrique (gravação de baixo) e Ricardo Rodrigues (gravação de violão, guitarra, teclados e bateria eletrônica). As fotos de divulgação foram feitas por Alex Bezerra, com assistência de fotografia por Jay Jay. O design gráfico da capa traz assinatura da Alice Guedes, enquanto a maquiagem é uma criação da Carol Oliveira. Já o clipe de “Camisa” é dirigido pela Mídia Hype, com direção executiva e roteiro de Teca Gomes e a assistência de câmera de TK. O roteiro também contou com colaboração de Sofia Oliver.

 

Acompanhe Sofia Oliver

Instagram: https://www.instagram.com/sofiaoliveroficial/

TikTok: https://www.tiktok.com/@sofiaoliveroficial

YouTube: https://www.youtube.com/@sofiaoliver

Facebook: https://www.facebook.com/sofiaoliveroficial/

Por:

Julia Ourique
Assessora de imprensa

Últimas notícias

Florianópolis recebe corrida solidária para arrecadar fundos para pesquisas contra o câncer

Iniciativa, realizada em mais de 30 países, acontece no Brasil no...

Adas Içara fica na quarta posição no Criciúma Kids

No último domingo, a equipe Adas participou do Criciúma...

Central Semafórica começa a ser implantada em Criciúma

Para otimizar a fluidez do trânsito, a Prefeitura de...

Bom Jardim da Serra é reconhecida pelas boas práticas na Premiação TOP 100 Stories da Green Destinations

Bom Jardim da Serra está  entre os 14 destinos...

Ranking destaca faculdade catarinense entre as melhores da América do Sul

Nesta edição, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) se...

Notícias Relacionadas