Parque Albert Einstein realiza programação especial para as férias

Os interessados em explorar os mistérios do cosmos terão a oportunidade de participar de sessões extras e oficinas interativas.

Em busca de opções de lazer diferenciadas para as férias, a Administração Municipal, por meio do Parque Astronômico de Criciúma, preparou uma programação especial para os meses de janeiro e fevereiro. Com essa iniciativa, famílias, estudantes e turistas poderão imergir no universo da astronomia, vivendo uma experiência enriquecedora de conhecimento, descobertas e diversão.

Os interessados em explorar os mistérios do cosmos terão a oportunidade de participar de sessões extras e oficinas interativas. As sessões no planetário são gratuitas para estudantes, professores, idosos e crianças menores de 6 anos. Para os demais visitantes, o valor para participação é de R$10.

De acordo com a coordenadora do Parque Astronômico, Emanoela Ceron, além dos horários regulares, que acontecem de quinta-feira a domingo, com sessões do planetário às 15h, 17h e 19h e observação no telescópio das 20h às 21h, o público também poderá assistir às sessões extras de segunda a quarta-feira, às 10h e às 15h. Durante essas sessões, os visitantes terão a chance de assistir a filmes como “Sol, nossa estrela viva”, “Questão da Vida”, “Exoplanetas”, “De volta à Lua”, “Formas espaciais”, “O Universo tem o que” e “Relógios celestes”.

Para tornar o parque ainda mais atrativo como destino turístico, Emanoela destaca que, entre janeiro e fevereiro, o público poderá participar de oficinas que combinam teoria e prática. A primeira dessas aulas será no dia 8 de janeiro, às 13h30. Nela, a professora Vanessa Medeiros ministrará uma aula sobre as constelações. “As oficinas começam com conceitos introdutórios de Astronomia e, em seguida, partimos para a parte prática. A cada oficina, os participantes produzirão um material didático sobre o tema estudado”, explica Vanessa Medeiros, orientadora pedagógica do Parque Astronômico Albert Einstein.

Conforme a coordenadora, essa programação foi criada para que os visitantes possam aproveitar ao máximo o parque durante as férias. Os interessados em participar podem se inscrever por meio de um formulário disponível no Instagram do Parque. Embora os participantes possam ser acompanhados por um responsável, os adultos não poderão permanecer durante as atividades.

Confira as oficinas do mês de janeiro:

  • 08 de janeiro – Oficina de Constelações
    • Público: Crianças de 10 a 12 anos
    • Horário: 13h30 às 15h30
    • Ministrante: Vanessa Medeiros
    • Atividades: Aula sobre constelações, produção de luminárias representando as constelações, e uma sessão no planetário usando o aplicativo Stellarium para explorar o céu de forma interativa. Todos os materiais serão fornecidos pelo parque. Vagas limitadas a 10 participantes.
  • 15 de janeiro – Oficina “Construção de Telescópio com Materiais Acessíveis”
    • Público: Jovens de 10 a 14 anos
    • Horário: 13h30 às 15h30
    • Ministrante: Fernando Lodetti da Silva
    • Atividades: Contextualização histórica dos telescópios, produção de um telescópio funcional utilizando materiais acessíveis e teste prático do aparelho. Participantes devem trazer uma garrafa PET de 2l, 2,5l ou 3,3l. O restante dos materiais será fornecido pelo parque. Vagas limitadas a 10 participantes.
  • 29 de janeiro – Oficina “Conhecendo o Planeta Terra através das Rochas”
    • Público: Crianças de 8 a 12 anos
    • Horário: 13h30 às 15h30
    • Ministrante: Amanda Lúcio Savi
    • Atividades: Aula sobre a formação do Planeta Terra, tipos de rochas e processo de fossilização. Observação de amostras de rochas e fósseis, confecção de um modelo fóssil em gesso, construção de uma linha do tempo sobre a evolução da vida na Terra e sessão no planetário com o filme “Questão da Vida”. Todos os materiais serão fornecidos pelo parque. Vagas limitadas a 10 participantes.

Fonte: Sul Notícias

Últimas notícias

Pescaria Brava inicia programa de estágio com bolsa de até R$ 1,5 mil

A prefeitura de Pescaria Brava lançou um programa de...

Pesca pode ser limitada em SC

Em 2025, a pesca da tainha na modalidade de...

Túnel subaquático promete resolver mobilidade entre Navegantes e Itajaí

Uma obra inédita no Brasil surge como promessa para...

Capacitação de jovens e mulheres inova a agricultura e a pesca em SC

“O futuro do agronegócio catarinense está nas mãos da...

Motociclista morre após bater em trator na SC-390

Um motociclista de 44 anos morreu após bater a...

Notícias Relacionadas