Em três anos, cinzas da casca de arroz já se tornaram mais de 4 milhões de tijolos

Nos últimos três anos, 1,9 mil toneladas de cinzas foram geradas e enviadas para a fabricação dos tijolos.

Reaproveitar a casca do arroz e gerar resultados positivos para a região segue sendo um dos principais objetivos do projeto da Fumacense Alimentos e Bebidas que, desde 2021, cria tijolos sustentáveis. A ação, que visa o reaproveitamento máximo de resíduos do processo produtivo da indústria – com a reutilização da cinza originada da queima da casca de arroz usada para geração de energia –, a indústria contribuiu na produção de mais de 4 milhões de tijolos, em parceria com a Cerâmica Guarezi, da cidade de Treze de Maio (SC).

Ao substituir parcialmente a composição dos produtos, as cinzas aceleram a secagem da massa, agilizando o processo produtivo e aumentando o volume de fabricação. No início dos estudos, com a aplicação do resíduo juntamente com a argila, verificou-se que 15% de cinza na mistura, os tijolos ficaram mais leves, sem perder sua resistência.

“Além de contribuirmos significativamente para a preservação do meio ambiente, também ajudamos uma empresa a obter sua matéria-prima de maneira sustentável. Anteriormente, enfrentávamos o desafio de lidar com o destino de um rejeito. No entanto, ao desenvolvermos e implementarmos o projeto, conseguimos destinar a cinza para a cerâmica, ajudando em seu processo de fabricação. Essa iniciativa não só resolve um problema ambiental, mas também fortalece nossa responsabilidade socioambiental”, enfatiza o gerente industrial da Fumacense Alimentos e Bebidas, Lucas Tezza.

Além do projeto de tijolos sustentáveis, parte das cinzas também já são reutilizadas por indústrias siderúrgicas de diferentes estados do Brasil.

Içara News

Últimas notícias

Paciente volta a enxergar após 10 anos com córnea sintética

Por dez anos, a escuridão foi a única realidade...

Polícia Militar recupera veículo furtado em Balneário Rincão

Na tarde de quarta-feira (17), a Polícia Militar localizou...

Desembargador de SC afirma ter sido alvo de homofobia e ameaças no Centro de Florianópolis

O desembargador João Marcos Buch, do Tribunal de Justiça...

STJ valida abordagem policial baseada em “nervosismo”, na Grande Florianópolis:

Uma decisão recente da Sexta Turma do Superior Tribunal de...

Sub-12 do Mampituba Basquete/FME Criciúma é campeão da Liga Sul Catarinense de Basquete

O Sub-12 masculino do Mampituba Basquete/FME Criciúma foi campeão...

Notícias Relacionadas