Região Sul é a segunda maior produtora de resina reciclada no Brasil

Área registrou cerca de 257 mil toneladas de resina pós-consumo produzidas em 2023.

Em 2023, o Índice de Reciclagem Mecânica das embalagens plásticas ficou em 24,3% no país. No período também se destaca a produção de plástico reciclado pós-consumo, chegando a 940 mil toneladas no Brasil. Os dados são do estudo sobre a reciclagem mecânica do material para o ano de 2023, encomendado pelo Movimento Plástico Transforma, iniciativa do PICPlast, uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), representante do setor de transformados plásticos e reciclagem, e a Braskem, maior petroquímica das Américas.

A região Sul é a segunda em produção de resina pós-consumo, com 257 mil toneladas, atrás apenas da região Sudeste com 510 mil toneladas. Dentro destes números estão inclusas as resinas de PET, PEAD, PP e PEBD/PELBD. “A indústria de reciclagem na região Sul segue em amplo desenvolvimento, isso porque é onde os sistemas de coleta estão mais bem estruturados, além de existir uma indústria de plásticos que é historicamente forte nos estados do Sul.” afirma Maurício Jaroski, diretor de química sustentável e reciclagem da MaxiQuim.

Sobre o estudo

Encomendado pelo Movimento Plástico Transforma, iniciativa do PICPlast, e realizado desde 2018 pela MaxiQuim, empresa de avaliação de negócios na indústria química com foco em análise de mercados e competitividade, o estudo procura mensurar o tamanho da indústria de reciclagem de plásticos no Brasil, acompanhando a evolução anual e os desafios do setor. Ao longo dos 5 anos de aplicação, a análise trouxe uma visão ampla sobre o cenário da reciclagem no país, sendo fundamental para entender os desafios e as oportunidades desse setor. Além disso, tornou-se uma ferramenta para o direcionamento de ações estratégicas para aumentar a eficiência na gestão de resíduos plásticos, auxiliando na promoção da economia circular.

Sobre o Movimento Plástico Transforma 

Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demonstram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversas ações voltadas à sociedade que juntas já impactaram milhares pessoas. A iniciativa é uma ação do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico fruto da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Virta Comunicação Corporativa

Fernanda Arantes – [email protected] 1

Mariana França – [email protected]

Claudia Reis – [email protected]

Últimas notícias

Adolescente de 17 anos é abordado com cocaína em Tubarão

Um adolescente de 17 anos foi abordado pela Polícia...

Diocese de Tubarão completa 70 anos de criação

São muitos anos de história de uma das mais...

Réveillon aquece a venda de vinhos e espumantes das vinícolas dos Vales da Uva Goethe

Quando o relógio marca meia-noite e as taças se...

Retrospectiva 2024: Polícia Científica de Santa Catarina tem ano marcado por expansão e modernização dos serviços

Reconhecido nacionalmente como o estado mais seguro do Brasil,...

Secretaria da Saúde de Santa Catarina intensifica ações voltadas às pessoas ostomizadas

Neste ano de 2024, a Secretaria de Estado da...

Notícias Relacionadas