A Federação das Associações das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais de Santa Catarina (Fampesc) e o Sebrae/SC deram o pontapé inicial para a criação da Rota Cervejeira do oeste e extremo oeste catarinense. Um workshop para aprimorar ofertas turística realizado na última semana, em Anchieta, reuniu cervejeiros e agentes turísticos para impulsionar o estado como um dos principais destinos cervejeiros no cenário nacional e internacional, para aqueles que têm em comum o apreço pela produção e degustação dessa bebida.
O projeto-piloto envolveu as cervejarias de Chapecó (Nordus, Basaltica e Bellbruck), São Carlos (MR. Brew), Cunha Porã (Öluns), Maravilha (Enigma), Itapiranga (Lassberg), São João do Oeste (Hand Bier e Unsa Bier), Tunapólis (Park Bier), Descanso (Big John) e Anchieta (Birrificio Frisanco). Distribuídas nas regiões turísticas Vale das Águas, Grande Oeste e Caminhos da Fronteira. Juntos, esses estabelecimentos produzem mensalmente mais de 1.464.000 litros de cerveja artesanal.
OFICINA
A oficina Tendências no Mercado Mundial de Cervejas e Turismo Cervejeiro contou com a participação das 12 cervejarias, o mixologista e sommelier de cervejas Douglas Merlo, além de parceiros da iniciativa pública e privada da região. “Foi um marco, evidenciando a produção e a alta qualidade das cervejas, muitas premiadas nacionalmente e o potencial para desenvolvimento de uma Rota Cervejeira conectando esses estabelecimentos”, destacou a presidente da Fampesc, Rosi Dedekind.
JORNADA
Em 2016, a Fampesc e o Sebrae/SC iniciaram o projeto Santa Catarina Destino Cervejeiro. O foco esteve no aprimoramento do processo produtivo e no turismo desta bebida. “Com a consultoria contratada em 2023 pela Fampesc para reescrever o projeto, a proposta foi ampliada para consolidar o estado como referência em turismo cervejeiro, com atuação em três eixos: governança, gestão/qualificação e acesso ao mercado. E, também retomamos o turismo cervejeiro em todas as regiões do estado”, enfatizou Rosi.