Santa Catarina avança como destino cervejeiro com projeto-piloto na região oeste e extremo oeste

Em 2016, a Fampesc e o Sebrae/SC iniciaram o projeto Santa Catarina Destino Cervejeiro.

A Federação das Associações das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais de Santa Catarina (Fampesc) e o Sebrae/SC deram o pontapé inicial para a criação da Rota Cervejeira do oeste e extremo oeste catarinense. Um workshop para aprimorar ofertas turística realizado na última semana, em Anchieta, reuniu cervejeiros e agentes turísticos para impulsionar o estado como um dos principais destinos cervejeiros no cenário nacional e internacional, para aqueles que têm em comum o apreço pela produção e degustação dessa bebida.

O projeto-piloto envolveu as cervejarias de Chapecó (Nordus, Basaltica e Bellbruck), São Carlos (MR. Brew), Cunha Porã (Öluns), Maravilha (Enigma), Itapiranga (Lassberg), São João do Oeste (Hand Bier e Unsa Bier), Tunapólis (Park Bier), Descanso (Big John) e Anchieta (Birrificio Frisanco). Distribuídas nas regiões turísticas Vale das Águas, Grande Oeste e Caminhos da Fronteira. Juntos, esses estabelecimentos produzem mensalmente mais de 1.464.000 litros de cerveja artesanal.

OFICINA

A oficina Tendências no Mercado Mundial de Cervejas e Turismo Cervejeiro contou com a participação das 12 cervejarias, o mixologista e sommelier de cervejas Douglas Merlo, além de parceiros da iniciativa pública e privada da região. “Foi um marco, evidenciando a produção e a alta qualidade das cervejas, muitas premiadas nacionalmente e o potencial para desenvolvimento de uma Rota Cervejeira conectando esses estabelecimentos”, destacou a presidente da Fampesc, Rosi Dedekind.

JORNADA

Em 2016, a Fampesc e o Sebrae/SC iniciaram o projeto Santa Catarina Destino Cervejeiro. O foco esteve no aprimoramento do processo produtivo e no turismo desta bebida. “Com a consultoria contratada em 2023 pela Fampesc para reescrever o projeto, a proposta foi ampliada para consolidar o estado como referência em turismo cervejeiro, com atuação em três eixos: governança, gestão/qualificação e acesso ao mercado. E, também retomamos o turismo cervejeiro em todas as regiões do estado”, enfatizou Rosi.

Últimas notícias

Adote um amigo na última Feirinha de Adoção Pet de 2024 no Garten Shopping

No próximo sábado, 14 de dezembro, o Garten Shopping promove a...

Joinville recebe o Circuito FAM de Cinema

Quatorze filmes vencedores na edição de 2023 do Festival...

Vadoca se despede da DME de Orleans após 21 anos

Nessa sexta (13), marcará a despedida Edvaldo Canever, o...

59% dos brasileiros usarão 13º salário para quitar dívidas ou pagar contas básicas

Com prazo para pagamento da última parcela do 13º...

Atletas içarenses são destaque no Campeonato Brasileiro de Karatê

O evento contou com seis atletas içarenses fazendo bonito...

Notícias Relacionadas