Mais de 200 homens participaram de uma ação voltada à informação, prevenção e cuidado à saúde masculina. O evento, realizado no dia 21 de novembro em Jaguaruna, no sul do estado, integrou as ações do Programa Saúde do Homem Rural. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária (Faesc), do Sindicato Rural de Jaguaruna, da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU Santa Catarina) e da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
O objetivo foi conscientizar o público masculino do campo sobre a importância dos cuidados com a saúde, especialmente sobre a prevenção de doenças. Durante o evento, abordados temas de interesse das comunidades rurais, reforçando a importância do exame de próstata e de outros hábitos que promovem a saúde e a qualidade de vida. Também foram oferecidos exames preventivos.
A solenidade de abertura contou com a presença do secretário municipal de Administração Giliard Raimundo Goulart, do secretário municipal de Saúde Maicon Goulart Laureano, da supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa e da representante do Sindicato Rural Manoela Ramos.
Entre os palestrantes estiveram os médicos urologistas Dr. Francisco Ribas Marconato e Dr. Francisco Henrique Cavalli Marconato.
Sueli avaliou o evento de forma positiva e enfatizou que contribuiu significativamente para conscientizar sobre a adoção de hábitos saudáveis e de atitudes que visam o diagnóstico precoce de doenças. “O programa tem sido essencial para levar serviços de saúde e informações aos participantes”, afirmou.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressaltou que o programa tem transformado a vida de trabalhadores e produtores rurais do estado. “Trata-se de uma ação que confirma o nosso compromisso com o cuidado à saúde no meio rural. Levar esses atendimentos ao campo é fundamental, pois a população rural masculina, muitas vezes, deixa para depois a busca por assistência médica em função da rotina intensa de trabalho ou pela falta de acesso aos serviços de saúde em locais próximos. O programa incentiva o cuidado à saúde e é uma satisfação saber que tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade de vida no campo”.
SAÚDE DO HOMEM RURAL
O Programa Saúde do Homem Rural é promovido pelo Senar em todas as regiões do país. Em Santa Catarina, as ações atenderam 2.851 homens em 2023 e, desde 2010, contabilizam mais de 15 mil homens participantes.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
/Jornalista Responsável – Marcos A. Bedin