A Carbonífera Metropolitana iniciou na tarde desta segunda-feira (25), em Treviso, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho na Mineração (SIPATMIN). A cerimônia de abertura, realizada no refeitório da sede da empresa, marcou o início de uma programação voltada à conscientização e treinamento dos 800 colaboradores da mineradora. Este ano, o evento evoca o tema “Faça Certo”, reforçando a importância de práticas seguras e responsáveis no ambiente de trabalho.
Durante a abertura, o CEO da Carbonífera Metropolitana, Guilherme Moralles, destacou o comprometimento da empresa com as ações voltadas à segurança e a valorização da vida. “O nosso compromisso é, a todo o momento, dia e noite, a cada segundo, pensar em segurança. É a prioridade número 1. Portanto, nesse momento, temos uma oportunidade importante de ampliar o trabalho que se faz ao longo de todo o ano, criando interações e os treinamentos constantes com foco em reforçar os cuidados no ambiente de trabalho. Fazer o certo é um dos valores da nossa organização”, enfatizou Moralles.
A presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho na Mineração (CIPAMIN), Lisiane Dal Mina, também ressaltou a importância do tema. “Fazer o certo com atitudes de prevenção reflete automaticamente o respeito que temos por nós mesmos e pelos nossos colegas. Ao longo da semana, traremos dinâmicas e atividades que reforcem esse valor e agreguem novas informações. Para todos os funcionários, o mais importante é o cumprimento dos procedimentos, desde as atividades mais simples até as mais complexas, garantindo um trabalho seguro. De forma lúdica e interativa, buscamos estimular esse valor essencial em todos os níveis da organização”, frisou.
Segurança em pauta
A SIPATMIN 2024 conta com uma programação composta por palestras e dinâmicas interativas voltadas para a segurança no trabalho e saúde ocupacional. As ações abrangem tanto os aspectos técnicos, como o uso correto de equipamentos de proteção, quanto psicológicos, como o cuidado com a saúde mental e o combate ao assédio no ambiente laboral.
As atividades serão conduzidas por especialistas de instituições parceiras, como Unesc, Senai e Delupo, além de integrantes da CIPAMIN. A comissão destacou que a abordagem interativa busca engajar os trabalhadores e estimular a adoção de práticas seguras no dia a dia.
João Pedro Alves
Alfa Comunicação e Conteúdo