Unesc impulsiona a inclusão digital de idosos com curso de informática gratuito

A proposta principal da iniciativa é ajudar os participantes a se integrarem ao mundo digital

O curso Informática para a Melhor Idade, Projeto de Extensão da Unesc, visa promover a inclusão digital e a autonomia dos idosos, oferecendo um aprendizado prático e acessível sobre o uso de tecnologias no cotidiano

A proposta principal da iniciativa é ajudar os participantes a se integrarem ao mundo digital, usando ferramentas como celulares, computadores e tablets de maneira prática e segura. Os idosos aprendem sobre navegação na internet, uso de redes sociais, aplicativos de bancos, saúde, entre outros, além de práticas de segurança digital essenciais para garantir sua proteção online.

“O projeto tem como objetivo mostrar que a tecnologia é uma grande aliada do cotidiano, oferecendo benefícios que podem melhorar a qualidade de vida dos idosos, conectando-os com familiares e amigos e permitindo o acesso à informação”, comenta a coordenadora do Projeto, Merisandra Côrtes de Mattos Garcia.

Conforme a participante do projeto, Ana Maria Gonçalves Alano, na terceira idade também é preciso acompanhar a tecnologia: “Estamos na terceira idade e precisamos acompanhar a tecnologia, é algo que não podemos deixar de aprender, pois ela nos dá mais liberdade. Esse curso é maravilhoso. Muito bom saber que agora posso aprender a fazer as coisas sozinha. Sinto que estou conquistando minha liberdade”, afirmou Ana Maria.

Atualmente a ação conta com 18 alunos e oferece aulas duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras. A Unesc, por meio de suas ações de Extensão, busca atender a diferentes faixas etárias, promovendo a educação como um direito garantido ao longo da vida.

O bolsista do projeto, Gabriel Alexandre Peltz, destaca a satisfação de acompanhar o progresso de cada aluno: “O principal objetivo é ajudar os idosos a se sentirem mais confiantes e capacitados para utilizar a tecnologia, o que facilita a comunicação e o acesso à informação. Acompanhar a evolução deles ao longo das aulas é extremamente gratificante. No início, muitos se sentem inseguros e duvidam de sua capacidade de aprender. No entanto, com paciência e prática, ganham confiança e começam a explorar a internet e as redes sociais, conectando-se ao mundo digital de maneira positiva”, afirmou.

O projeto tem como objetivo principal proporcionar aos idosos o acesso à tecnologia, promovendo a inclusão digital e ampliando suas oportunidades de interação no mundo digital. A coordenadora da atividade, Merisandra Côrtes, enfatiza a importância dessa iniciativa não apenas no aspecto técnico, mas também em seu impacto social. “Além de promover a inclusão digital, o projeto tem efeitos na vida social dos participantes, como a possibilidade de reduzir o isolamento social e oferecer maior autonomia. Ao aprenderem a usar tecnologias modernas, os idosos podem se tornar mais ativos e ampliar suas possibilidades de interação e acesso ao conhecimento”, afirma.

Sul Notícias

Últimas notícias

Corredor elétrico é ampliado em Santa Catarina

A Celesc segue expandindo a infraestrutura de mobilidade elétrica...

CPI do Crime Organizado será instalada nesta terça-feira

A comissão parlamentar de inquérito (CPI) que vai investigar...

PM desarticula ponto de tráfico e apreende grande quantidade de drogas sintéticas e arma inlegal

A Polícia Militar de Forquilhinha efetuou, na tarde desta...

Incêndio destrói residência no bairro Lagoão, em Araranguá

Um incêndio destruiu uma casa na madrugada desta terça-feira...

CRICIÚMA | Parque Municipal Catarina Ghisi Serafim é entregue à comunidade da Grande Santa Luzia

A noite dessa sexta-feira (31/10) foi carregada de alegria,...

Notícias Relacionadas